Dicas

8 Tipos de Revestimentos Para Fachadas de Casas e Prédios

Conheça os 8 tipos de revestimentos para fachadas de casas e prédios mais utilizados. Pintura, madeira, pedra, tijolo, aço corten e muito mais.

8 Tipos de Revestimentos Para Fachadas de Casas e Prédios

A escolha do revestimento para fachadas de casas e prédios deve ser feita com atenção e planejamento. Afinal, mais do que agregar beleza e charme na arquitetura, o revestimento externo deve ajudar a proteger os ambientes, oferecer mais segurança e melhorar o conforto térmico do imóvel.

Por essa razão, se você está construindo ou reformando e ainda está em dúvidas sobre qual o melhor revestimento externo escolher, vem com a gente. Neste post, vamos compartilhar os 8 tipos de revestimentos para fachadas de casas e prédios mais utilizados. Confira e se inspire!

Fonte: Bladihaus Arquitetura

Conheça 8 tipos de revestimentos para fachadas de casas e prédios

Na hora de escolher o revestimento externo é fundamental considerar diferentes aspectos, que vão desde a estética até a qualidade e adequação do revestimento no imóvel. Estilo arquitetônico proposto, resistência à umidade e exposição solar são alguns dos pontos que merecem atenção.

Confira abaixo os principais tipos de revestimentos para fachadas de casas e prédios e escolha o que melhor atende às suas necessidades e expectativas.

  1. Pintura

O revestimento externo feito com pintura é sempre uma boa opção. Isso porque, a pintura além de apresentar fácil aplicação e ser super econômica (tanto de material quanto para mão de obra) sempre proporciona um resultado bonito ao imóvel. 

No entanto, vale mencionar que esse tipo de revestimento exige uma manutenção mais frequente, já que com o passar do tempo a pintura tende a manchar ou descascar por ação das intempéries (chuva, sol, vento…).

Fonte: Guardini Stancati Arquitetura + Designer

2. Madeira

A madeira é um material atemporal, durável e democático, já que combina facilmente com outros tipos de revestimentos externos como pintura, tijolo e pedras naturais. Contudo, para que a qualidade e durabilidade da madeira seja preservada por muitos anos é essencial que alguns cuidados sejam tomados, como a aplicação de impermeabilizantes e verniz.

Fonte: Elmor Arquitetura

3. Pedra

Para quem aprecia uma decoração mais rústica pode optar pelo revestimento externo em pedras naturais. Pedra miracema, pedra ferro, pedra madeira, pedra ardósia, pedra são tomé, pedra grés e pedra portuguesa são algumas opções que podem deixar sua fachada ainda mais bonita. Vale ainda mencionar que as pedras podem apresentar acabamento polido, mosaico ou filetes.

Fonte: Renata Matos

4. Aço

A aparência enferrujada faz com que a chapa de aço corten se destaque na fachada de inúmeros projetos de casas e prédios. O aço corten é formado por vários elementos em sua composição que ajudam nas propriedades anticorrosivas do aço. Por isso, é natural que com o passar do tempo uma camada de ferrugem se forme, trazendo ainda mais resistência e durabilidade para as placas de aço corten.

Fonte: Designboom

5. Argamassa

Para quem se identifica com uma arquitetura mais industrial a dica é apostar no revestimento externo feito com argamassa. O material pode ser aplicado como massa batida ou massa raspada, mas necessita de mão de obra especializada para que o acabamento fique bonito.

Vale destacar que o revestimento externo feito com argamassa não é muito indicado para lugares com grande exposição à água. Dessa forma, se a sua região é muito chuvosa recomenda-se escolher outro tipo de revestimento.

Fonte: Half Baked Harvest

6. Bloco de concreto

A fachada de casas e prédios com blocos de concreto se trata basicamente de uma técnica construtiva onde os blocos de concreto permanecem à vista na arquitetura do imóvel. Neste caso, evita-se o uso de outros revestimentos, já que o próprio bloco de concreto assume essa função. Esse material é indicado principalmente para quem aprecia um estilo mais contemporâneo ou industrial.

 Fonte: ArchDaily

7. Tijolo 

O tijolo também é um material atemporal, durável e versátil, já que se conecta facilmente com outros tipos de revestimentos como pedras naturais, madeira e pintura. Durante a construção das fachadas de casas e prédios é essencial contratar uma mão de obra especializada para garantir que a aplicação dos tijolos fique alinhada e harmoniosa.

Fonte: BRC Arquitetura

8. Porcelanato

O uso de porcelanato como revestimento externo de fachadas de casas e prédios tem conquistado cada vez mais o público. Afinal, o porcelanato além de ser um revestimento elegante e durável, ele também é impermeável e auxilia inclusive no controle de temperatura do imóvel. No mercado, modelos de porcelanato que imitam madeira e mármore têm sido muito utilizados em projetos modernos e contemporâneos.

Fonte: Decor Salteado

Esse conteúdo sobre os diferentes tipos de revestimentos para fachadas de casas e prédios foram criados pela Equipe da Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse