Você sabe o que é Norma de Desempenho?

Vamos explicar de forma simples e fácil para você entender e saber o porquê ela é tão importante.

A Norma de Desempenho, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foi publicada em 19/02/2013, mas entrou em vigor em 19/07/2013 e representou uma conquista e um marco para a sociedade e o mercado habitacional. As normas vieram para beneficiar os consumidores e dividir responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtoras e usuários.

Trata-se de uma revolução de conceitos sobre requisitos mínimos de segurança para edificações habitacionais. Pela primeira vez uma norma brasileira reúne a qualidade dos produtos, como conforto e segurança com o que é efetivamente entregue a você consumidor, além de instruções claras e transparentes de como fazer essa avaliação.

A norma NBR 15575 veio para nos dizer quais níveis de segurança, conforto e resistência que uma obra deve proporcionar aos seus futuros moradores, garantindo a qualidade e o bom funcionamento dos sistemas que compõe um imóvel, como estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações. Em resumo, essas regras vieram para garantir uma construção de qualidade, segurança e durabilidade para quem deseja morar em um apartamento novo.

Devemos também pontuar que requisito de qualidade, segurança e, principalmente, de durabilidade das obras está totalmente relacionado ao uso, operação e manutenção do imóvel. Ou seja, para que haja maior qualidade, segurança e durabilidade das obras, é necessário que o morador (usuário da edificação) realize as devidas manutenções preventivas, periódicas e corretivas na edificação.

A indústria da construção foi motivada a se inovar e garantir a você, que deseja e sonha em ter um apartamento novo, uma moradia de boa qualidade, oferecendo conforto, segurança e durabilidade da vida útil do prédio. Afinal não adianta morar em um lugar bonito se o mesmo também não oferece esses requisitos importantes para se habitar.

Como identificar um prédio que segue a norma.

Além de oferecer apartamentos visualmente bonitos, a CMO Construtora não podia ficar de fora e atenta a essas regras. A CMO foi a primeira construtora do centro-oeste a adotar esse conjunto de normas estipulados pela ABNT.

(Primeiro prédio CMO a ser entregue com as Normas de Desempenho)

A gestora de planejamento da CMO, Mariana Cátima, explicou que essas regras vieram para aumentar a durabilidade dos imóveis, e regulam desde o material utilizado na obra até a manutenção a ser acompanhada pela administração do condomínio. Isso faz com que aumente a qualidade de vida dos moradores, pois preocupa com pequenas coisas como: a temperatura do imóvel, o nível de isolamento acústico, a segurança, a escolha pelo tipo de piso, por exemplo, entre vários outros fatores.

Com essas normas a ABNT padronizou parâmetros para a segurança, acústica, isolamento térmico, luminosidade, acessibilidade e a rotina das manutenções feita pela administração.

Agora que você já está ligado nas Normas de Desempenho e sabe mais sobre a importância delas, veja alguns itens que você pode observar na hora de escolher onde morar.

Desempenho acústico: o imóvel deve atender a níveis mínimos de retenção de ruído e, isso pode ser melhorado, utilizando-se de janelas com mais folhas, por exemplo.

Funcionalidade e acessibilidade da edificação: o pé direito deve ter no mínimo 2,3 metros no banheiro e áreas de instalações sanitárias e nos demais ambientes deve ter 2,5 metros.

Desempenho da temperatura: para Goiânia a temperatura máxima diária nos dormitórios e salas, ao serem analisados em software específico e parametrizado não pode ser superior a 34,6°C. Para garantir uma temperatura agradável as construtoras utilizam além de materiais de construção diferenciados, cores mais claras na fachada do prédio.

Risco de incêndio: foi estipulado a necessidade de se utilizar um material que proporcione vedação e compartimento para resistir a determinado tempo de fogo. E claro que a CMO Construtora opta por utilizar a fita corta fogo como solução.

Segurança: o chamado guarda corpo (grade de proteção usada em balcões, janelas, sacadas ou varandas) deve resistir a uma intensidade de força mínima e o guarda-corpo da garagem também deve resistir a uma intensidade de força mínima, dando maior segurança em manobras acidentais com os veículos.

Os pisos das varandas, das áreas de serviço e banheiros, por serem consideradas áreas molhadas ganharam pisos com maior coeficiente de atrito.

O que acontece ao não cumprimento da Norma

Um dos objetivos da Norma de Desempenho é perceber a origem de um problema mais facilmente. Por exemplo, se o problema começou no projeto, na execução ou na manutenção da obra e identificar quem foi o responsável.

Ao futuro morador do empreendimento que não segue as normas a consequência é a perda de desempenho, do conforto e da segurança. Já para as construtoras que não adotarem as regras a consequência é sofrer algumas penalidades.

Não aderir as normas pode acabar em processos entre moradores, projetistas, construtoras e incorporadoras. Lembrando que esses processos são válidos apenas para edificações que tenham tido seu projeto protocolado nos órgãos de aprovação a partir da data que as normas entraram em vigor.

Responsabilidade dos moradores

Para que o conjunto de todos esses cuidados oferecidos pela construtora cumpra seu papel estipulado pela ABNT, precisamos contar também com os moradores.

Como entre as normas está o monitoramento de toda a funcionalidade do prédio e suas estruturas físicas é necessário fazer um treinamento com os futuros síndicos para que o condomínio siga rigorosamente os parâmetros e também orientar os moradores a forma mais adequada de cuidar do seu imóvel.

Com a responsabilidade de todos conseguimos garantir a manutenção dos pisos, coberturas, instalações elétricas e hidráulicas e todos os outros aspectos que envolvem um condomínio, assim, evitando gastos desnecessários e vida longa as estruturas.

Você que agora já está por dentro das Normas de Desempenho, fique ligado na hora de comprar seu novo imóvel.

Como pioneira em adotar essas regras o mais novo empreendimento da CMO não podia ser diferente, o Bueno Park também segue as normas de desempenho para garantir segurança e conforto para quem deseja morar bem. Clique e conheça mais sobre o Bueno Park!

 

 

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse