Seja se você quer ter sua independência, se acabou de casar ou se cansou de pagar aluguel…. Chegou a hora de ter um apartamento para chamar de seu? Saiba quais são os primeiros passos para comprar seu próprio imóvel.
Antes de tudo você deve fazer as contas. Considere a sua renda mensal, some com a renda de quem for te ajudar a comprar o imóvel e calcule se vocês têm pelo menos 30% para destinar à realização deste objetivo. Como a maioria das pessoas não compra imóveis à vista, esse valor será importante na hora de buscar um financiamento bancário.
Faça uma poupança e vá juntando suas economias. Mesmo financiando a maior parte do preço, você precisará dar uma entrada no momento da compra. Lembre-se que comprando um imóvel novo, além de ter menos problemas com conservação e manutenção, você pode financiar até 90% do valor total, diminuindo muito a quantia que você precisa juntar.
Ter sua própria casa ou apartamento é um ótimo investimento e pode mudar sua vida e a da sua família, portando coloque este sonho como uma meta. Para alcançar metas é preciso ter esforço, dedicação e organização, mas no final vale a pena. Acha que não consegue separar o valor das parcelas todos os meses? Planeje seus gastos. Veja quais são suas despesas desnecessárias, onde você pode economizar e até do que está disposto a abrir mão para conseguir realizar esta meta.
Dica: não esqueça de incluir as taxas de juros nessas contas. Se quiser entender mais sobre os tipos de juros e aprender como fazer o cálculo desses valores, leia nosso post Entenda Como Funcionam os Juros.
Quando tiver feitos os cálculos e se organizado financeiramente, escolha onde quer morar. Essa é a parte mais divertida e mais importante, claro, mas pode se tornar um pesadelo quando se leva em consideração a quantidade de opções disponíveis no mercado. Para facilitar, defina em quais bairros quer morar, o tamanho do imóvel que você busca e quanto está disposto a pagar. Leve em consideração não só a sua rotina atual, mas também a vida que pretende levar nos próximos anos, como casar ou ter filhos, por exemplo.
Achou o apartamento dos seus sonhos? Mantenha contato com seu corretor e não tenha medo de tirar todas as suas dúvidas com ele. Se não der pra pagar o valor total à vista, este é o momento de ir no banco de sua preferência e fazer o financiamento bancário. Funciona assim: você paga o valor da entrada, o banco paga o valor restante do imóvel e você tem muitos anos para pagar essa quantia ao banco em parcelas de no máximo 30% da sua renda mensal.
Depois disso você está mais perto do que nunca do seu objetivo, e independentemente se comprou um imóvel na planta ou pronto para morar, já pode partir para os próximos passos como a decoração, a mudança e a melhor forma de dar a notícia para seus amigos e familiares.
Quer saber mais sobre como funciona um financiamento bancário? Pensando nisso, criamos o “Guia Prático Para Financiar Seu Apê” que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui ou no link abaixo. Aprenda de maneira simples e rápida desde como ter seu financiamento aprovado até quais serão suas despesas extras com impostos e registros.