Dicas

Conheça os custos principais de um apartamento

Quando você compra o primeiro imóvel e sai do aluguel, um sonho se realiza, uma nova vida se inicia, mas as despesas continuam. Manter uma residência não é uma tarefa muito fácil, você precisa ter consciência de todos os gastos fixos, extras e variáveis para conseguir estabilidade. Os custos de morar de aluguel e de morar no seu apartamento próprio se divergem um pouco. Confira algumas questões que você precisa saber para estar preparado quando comprar seu primeiro imóvel.

Trocar o aluguel pela prestação

Não são todas as pessoas que têm condições de pagar um imóvel à vista. Diante disso, recorrem ao financiamento imobiliário para garantir a compra da sua morada.

O valor das suas prestações do financiamento irá variar bastante. O principal fator dessa variação é o valor total do imóvel, que consequentemente define a quantidade que você precisa dar de entrada. Geralmente os financiamentos de imóveis duram alguns anos exatamente para as parcelas não ficarem altas.

Se você já estava acostumado a pagar um valor x de aluguel, tente não ultrapassar essa quantia nas parcelas do seu financiamento. Dessa forma, você não vai mais sentir que aquele montante destinado ao pagamento do lugar onde você mora está sendo desperdiçado. Afinal de contas, você estará pagando o que é seu.

Condomínio e Impostos

Alguns contratos de aluguel não incluem o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), pois é de responsabilidade do proprietário do imóvel. Então se você morava de aluguel antes da compra do seu imóvel e não sabe direito como isso funciona, tudo bem, a gente te explica, pois agora é necessário você ter esse conhecimento.

O IPTU é um imposto cobrado pelas prefeituras acima dos imóveis. A localização e metragem do seu apartamento novo definem o valor que você irá pagar no IPTU. Esse valor é determinado todo início de ano. Você pode optar pagar o valor integral do ano completo ou parcelar. Os boletos chegam à sua residência todo mês ou você pode retirar no site da prefeitura.

Outro fator que afeta seu orçamento mensal é a taxa de condomínio. Essa parcela é destinada para o pagamento de serviços de limpeza, vigilância, jardinagem e manutenção em geral nos ambientes em comum. Se caso você compre um apartamento ainda em construção ou na planta, a imobiliária ou construtora podem te informar uma média que será o valor.

Manutenção e decoração

Apartamento novo, novos móveis, nova decoração e o melhor: agora você pode fazer o que quiser, porque o imóvel é seu. Se antes você era limitado a pintar uma parede, trocar a bancada da cozinha, mudar o azulejo do banheiro ou a luminária da sala, pois morava de aluguel e não era permitido ou não ia gastar dinheiro com isso, agora você pode fazer o que bem entender.

Mas veja bem, a questão aqui não é só decorar. A manutenção é necessária assim que você adquire um apartamento, seja ele novo ou usado. Esteja preparado financeiramente para arcar com despesas de fiação elétrica, encanação, possíveis infiltrações ou a troca de alguma bancada de pia.

Para evitar surpresas desagradáveis, faça um check-list antes de se mudar e meça seus móveis em relação ao novo espaço para onde vão.

O básico: água, luz, gás, internet e supermercado

Morando de aluguel ou na casa própria esses são gastos fixos, básicos e necessários. O valor deles pode variar em comparação a onde você morava. Para evitar o inesperado, realize uma pequena economia. Não deixe luzes ligadas por muito tempo, evite deixar aparelhos eletrônicos nas tomadas, não gaste muita água, cote planos de internet e faça lista de compras antes de ir ao mercado. São pequenas coisas que fazem a diferença na hora de pagar as contas.

Não se esqueça da sua família

Colocar todas essas questões citadas acima na ponta do lápis é extremamente importante, mas você não pode se esquecer das despesas da sua família. Mensalidade de escola, gastos com pet, academia, cursos extras, salão de beleza, saúde, vestuário e lazer são custos que você também precisa considerar.

A mudança para um imóvel novo e seu pode afetar alguns gastos da família. Reflita se você pode ficar algum mês sem ir ao shopping, viajar ou comprar uma roupa nova. Mudanças requerem alguns sacrifícios às vezes.

Estabilidade financeira e sonho realizado

Colocar todas as despesas na ponta do lápis ou numa planilha bem organizada é necessário para você se garantir. A parte mais difícil é a mudança e se acostumar com uma nova vida, novos hábitos, novos ares. Mas com o tempo você pega a prática e tudo fica mais fácil, principalmente agora sabendo que este imóvel é seu.

Sabendo quanto pode gastar, você fica livre para escolher o apartamento ideal. Conte com os corretores da CMO para te ajudarem na melhor opção. Quem escolhe a CMO, faz um bom negócio.

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse