Dicas

4 dicas sem erro para usar FGTS no financiamento imobiliário

Se você está prestes a comprar um imóvel sabe que os gastos podem pesar no bolso. Mas que tal utilizar um direito seu para amortizar esse valor?

Essa é uma das opções de utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS, como parte do financiamento imobiliário. Esse tema pode gerar muitas dúvidas já que envolve informações variadas sobre financiamento e sobre o fundo de garantia em si.

Separamos algumas dicas de ouro para que você consiga usar o FGTS no financiamento imobiliário sem erro. Vamos lá?

Dica 1: Saiba se você tem acesso a esse direito

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito a todos os trabalhadores que possuem carteira assinada por mais de 3 anos, independentemente do número de empresas em que trabalhou no período. 

Para ter acesso a esse dinheiro existem algumas situações específicas onde o valor do FGTS é liberado total ou parcialmente ao titular da conta. São elas:

  1. Rescisão do contrato de trabalho por parte do empregador;
  2. Aposentadoria ou para pessoas com mais de 70 anos de idade;
  3. falecimento do titular (nesse caso o valor é repassado aos herdeiros diretos);
  4. Desastres naturais (por exemplo enchentes ou chuvas fortes);
  5. Programas pontuais do Governos (como saque aniversário);
  6. Compra de imóvel. 

Se você se encaixa em alguma das 5 primeiras opções, você terá acesso a todo o valor em dinheiro, o que permite utilizá-lo com total liberdade, inclusive para comprar o imóvel à vista, a depender da quantia que você possui nesta conta.

Já se você se encaixa na última opção, é preciso conhecer as regras de uso do FGTS no financiamento imobiliário. 

Dica 2: Informe ao banco que vai usar esse recurso

Para fazer o uso do FGTS no financiamento imobiliário, você precisa informar ao banco que deseja utilizar esse direito, isso porque, é o próprio banco (independente de qual for), que vai solicitar à Caixa Econômica Federal a retirada do valor em conta. 

Nesse processo cabe à Caixa Econômica avaliar se você pode, de fato, utilizar o saldo, se está de acordo com as normas de uso citadas acima, e sinalizar para o seu banco essa possibilidade.  

Quando for informar ao banco da sua escolha, é importante ter em mente de que maneira será amortizado o valor do FGTS no seu financiamento, ou  seja, amortizando as parcelas, diminuindo a dívida ou como entrada. A seguir te explicamos todas as formas de uso disponíveis.

Dica 3: Entenda qual melhor forma de amortização para o seu caso

Existem três formas de utilizar o valor do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço no financiamento imobiliário: 

  • Como entrada: é a maneira mais comum de uso do FGTS no financiamento imobiliário. Lembrando que as instituições financeiras, no geral, financiam somente 80% do valor total do imóvel, e, portanto, no mínimo 20% deve ser entregue na assinatura do contrato, o FGTS pode ser usado para pagar essa entrada, não tendo necessidade de usar recursos próprios. Essa modalidade é somente para imóveis que já estão prontos para morar.
  • Como amortização do saldo financiado: caso você prefira, também é possível amortizar uma parte do valor financiado. Pode ser vantajoso já que os juros são aplicados por tempo, ou seja, se você adiantar uma parte da dívida, menos tempo você pagará e menos juros serão cobrados. 
  • Como subsídio na parcela mensal do financiamento: além das outras duas opções, é possível ainda programar o seu saldo do FGTS como desconto de um valor parcial na sua mensalidade do financiamento. Assim, ao invés de pagar o valor cheio da parcela, você a reduz. Essa é uma escolha caso você esteja apertado com as contas rotineiras. 

Dicas 4: Saiba se você e o imóvel se encaixam nas condições de uso do FGTS no financiamento

A segunda etapa do financiamento imobiliário envolve a vistoria do imóvel por parte da instituição bancária. Para utilização do FGTS se concluir, o imóvel também precisa estar de acordo com as regras de utilização do fundo de garantia, assim como você também. 

Os requisitos principais aplicados ao cliente são baseados no fato de que o FGTS para compra de imóvel se destina a facilitar o acesso à casa própria, ou seja, estão excluídos aqueles que já possuem casa própria na região do novo imóvel, àqueles que querem comprar terrenos ou reformar, ou ainda, imóveis acima de R$ 1,5 milhões. 

Confira na dicas bônus se o seu perfil se encaixa nos requisitos para uso do FGTS na compra de imóvel.

Dica bônus: entenda as regras gerais do uso do FGTS 

Para utilizar o fundo de garantia no financiamento imobiliário, você deve: 

  •  Ter 3 anos ou mais de carteira assinado (independentemente da quantidade de empresas);
  • Não ter outra casa própria na mesma região do imóvel a ser financiado;
  • Não ter utilizado o fundo de garantia no financiamento em um período de 12 meses;
  • Escolher um imóvel que não foi negociado com uso do FGTS nos últimos 3 anos; 
  • Utilizar o SFH como modalidade de financiamento imobiliário.

Agora que você já está esperto com o uso do FGTS no financiamento imobiliário, que tal achar seu novo imóvel?


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse