Dicas

Decoração funcional: 6 dicas de como organizar a sua casa

Você é daqueles que gosta de manter os ambientes de casa sempre organizados e aconchegantes? Então você precisa conhecer a decoração funcional, um conjunto de dicas que envolvem desde iluminação, até decoração e mobília, e que têm como objetivo a otimização e o aproveitamento de espaços, de forma a distribuí-los de uma maneira inteligente e elegante.

Mas antes de aprender como aplicar a decoração funcional, primeiro temos que entender melhor o que ela representa. Acompanhe.

O que é a decoração funcional?

É uma forma de organizar ambientes de forma compacta, levando em consideração a estética e a utilidade. Quanto menor o ambiente, maior a necessidade de organizá-lo. Portanto, essa área do design de interiores é ideal para proporcionar mais praticidade e personalização para os cômodos da sua casa ou apartamento.

Outro benefício da decoração funcional é o melhor aproveitamento de espaços, explorando de maneira inteligente as infinitas possibilidades que o imóvel pode oferecer. Além de:

  • Ampliar espaços através da iluminação;
  • Trazer mais praticidade e conforto para a rotina dentro de casa;
  • Personalizar ambientes;
  • Criar ambientes agradáveis, com plantas e até um jardim vertical (falaremos mais na sessão de dicas);
  • Proporcionar mais elegância a locais como a cozinha e a área de serviço;
  • Simplificar a higienização dos móveis e cômodos da casa;
  • Evitar instalações indevidas e quinas expostas.

Agora que já aprendemos sobre a decoração funcional e suas vantagens, confira algumas dicas de como deixar a sua casa mais bonita, personalizada e organizada.

1. Iluminação

A iluminação ideal pode proporcionar uma maior sensação de amplitude e aconchego aos ambientes da sua casa. Uma boa ideia são as luminárias centrais, que podem ser misturadas com os chamados spots para incrementar a decoração.

2. Tapeçaria e Cortinas

Cortinas são excelentes não apenas para decoração, mas também para evitar a luz excessiva e barrar os ruídos externos e a reverberação do som. Ideais para salas de TV ou quartos que sofram com os barulhos que venham de fora.

Enquanto isso, tapetes são ótimos para quem mora em apartamento, pois além de isolarem os ruídos que podem incomodar os vizinhos de baixo, podem ser usados para delimitar espaços e dividir cômodos.

3. Cores

Tons neutros, e principalmente claros, são ótimas pedidas para dar a impressão de maior amplitude aos ambientes de casa. Especialmente em salas de estar e quartos menores.

Também é interessante brincar com a decoração misturando cores, de forma a alcançar o efeito de um ambiente espaçoso e esteticamente bonito.

4. Móveis

Itens como prateleiras e nichos podem ser salva-vidas na hora de liberar espaço. Ao invés de uma mesa de centro e mesinhas laterais, opte por explorar as paredes.

Já no quarto, invista em cabeceiras. Elas não só decoram, como também podem ser integradas com tomadas, luminárias e até mesmo usadas para apoiar objetos. Dispensando assim as mesinhas ao lado da cama.

Por fim, invista em móveis planejados. Quanto menos móveis e mais integração, melhor!

5. Lavanderia

A lavanderia é um cômodo que, se mal pensado, pode se tornar bastante desorganizada. Por isso, opte por equipamentos compactos e que desenvolvam várias funções, como lavar e secar.

Além disso, guarde sempre os itens de limpeza dentro de armários. De forma que o ambiente permaneça organizado e esteticamente agradável.

6. Jardins Verticais

Uma boa pedida para auxiliar na decoração e contribuir para a saúde da família são os jardins verticais. Eles são versáteis e podem ser compostos por vasos de diversos tamanhos e formas. Representando uma ótima opção para quem deseja ter plantas ou até mesmo uma horta dentro de casa.


– Foto real do decorado do Ilumi Bueno Residências

Viu só como a decoração funcional pode deixar a sua casa muita mais bonita, aconchegante e organizada? Não é por acaso que ela vem sendo cada vez mais explorada por arquitetos e decoradores de ambientes, tanto em casas, quanto em apartamentos.

Se você quer ver de perto como a decoração funcional pode ser extremamente vantajosa para um imóvel, recomendamos que visite nossos decorados. Aproveite para conhecer nossos últimos lançamentos, com localizações nas regiões mais desejadas de Goiânia.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse