Dicas

4 dicas para transformar sua varanda em um jardim

Já pensou em ter um lugar na sua casa aconchegante, verde, com o ar “diferenciado” e “mais puro”? Gosta da ideia? Então uma varanda bem planejada e com um espaço verde pode ser uma boa para você. Por isso, vamos te ajudar com algumas dicas de como transformar a sua varanda em um lugar que tanto pode servir para relaxar, ler e meditar ou até mesmo para tomar aquele cafezinho ou se tornar a parte mais aconchegante do seu lar.  

Antes de tudo, não importa se você tem muito ou pouco espaço, aliás tamanho não é documento, então dê ao espaço que estiver disponível um toque de verde e aconchego. Afinal, a intenção é trazer bem estar e garantir que todos que estiverem ali se sintam acolhidos. Então vamos para as dicas?

  1. Crie em uma boa iluminação

Nunca se esqueça do quanto se deve valorizar a luz natural e o quanto é necessário criar um equilíbrio com a luz artificial. A harmonia entre as duas iluminações é primordial para mudar a atmosfera de um local durante o dia e a noite e isso não poderia ser diferente com o jardim na varanda.

Use a iluminação para destacar objetos e espaços-chave nesse novo ambiente, para criar um clima mais intimista e aconchegante, as luzes em tons amarelados são as mais indicadas.

Pontos de luz entre as vegetações utilizadas também são uma excelente escolha. Dessa forma, você cria um efeito de sombra e dá um maior destaque a elas.

Perspectiva da Sala de 58m² – Ilumi Bueno

2. Verde, muito verde e horta vertical

Quanto mais verde existir nesse “novo” ambiente, mais jeitinho de jardim ele vai ter, então usar e abusar da natureza na hora de compor o espaço com vasos, plantas e flores é o caminho certo a seguir.

Mesmo que você tenha um espaço pequeno, você pode ter diversas plantinhas, com espécies, tamanhos e cores diferentes, mas também pode ter lugar para circulação e a horta vertical vem para ajudar nesse ponto.

Não necessariamente você precisa cultivar só plantas que podem ser usadas na cozinha, mas outros tipos também, como samambaias, cactos e flores.

3. Defina uma paleta de cor

A gente sabe que definir a cor de um ambiente é extremamente difícil, mas também sabemos que as cores variam de acordo com a sua personalidade e o momento que você está vivendo.

Cores alegres, mais “vivas”, deixam o ambiente mais divertido, já as cores mais sóbrias ou “fechadas” deixam o ambiente mais sofisticado e elegante. Leve em consideração que a varanda é uma extensão do seu lar, ou seja, precisa estar em harmonia e ter uma conexão com o restante da residência.

4. Saiba sobre a frequência de vento, chuva e sol no espaço

Esse é um detalhe muito importante, pois com essa informação fica muito mais fácil definir e escolher quais as melhores plantas para colocar no local, além de ajudar na escolha dos itens de decoração.

Vasos, cadeiras, cortinas e tapetes são itens que precisam ter cores para estar em sintonia com o ambiente que você quer criar. Por exemplo, se venta com frequência, não é ideal que se tenha cortinas, pois elas estarão sempre em movimento e podem atrapalhar a harmonia do espaço. Fique atento a esses detalhes na hora de compor e criar seu novo ambiente. 

Viu como não é tão complicado transformar sua varanda em um jardim harmonioso e aconchegante? Chegou a hora de você começar a pensar nisso, e o Ilumi Bueno Residências é o apartamento ideal para você dedicar tempo e inspiração na criação do seu espaço verde. Afinal, suas varandas são diferenciadas.

Perspectiva da Sala de 109m² – Ilumi Bueno

Além de espaçosas, elas criam uma fachada autêntica e encantam por fora. Mas também, levam mais luz natural e ventilação para dentro do apartamento, promovendo muito mais bem-estar a toda hora.

Conheça o Ilumi Bueno Residências e se encante com a modernidade e natureza que você pode ter no seu dia a dia.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse