Dicas

Vai comprar um imóvel? 3 dicas para fazer um bom planejamento financeiro

A maioria das pessoas sonha com o dia em que conseguirá conquistar o apartamento ou casa própria, porém, nem tudo é tão simples quanto parece. Não basta querer, é necessário organização, pesquisa e planejamento, principalmente, financeiro para realizar esse sonho.

Para começar o ano com o pé direito, confira nossas dicas para se organizar financeiramente e conquistar seu imóvel próprio.

1. Organize e avalie sua receita e despesas

Antes de mais nada, você precisa saber o quanto entra de dinheiro e o quanto sai com suas despesas mensais. Anote no papel, em uma planilha ou use algum aplicativo de controle financeiro em seu celular. Não importa como você faz isso, o importante é saber para onde seu dinheiro está indo.

Depois de organizar essa parte, é necessário que você avalie quais custos podem ser reduzidos ou até mesmos cortados. Caso você ache que não haja possibilidade de fazer isso, talvez você precise buscar ou pensar em maneiras de ter uma renda extra para ajudar a poupar dinheiro.

Guardar dinheiro não é fácil, mas uma dica é estabelecer metas a curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, você conseguirá seguir seu planejamento e poupar a quantia necessária para realizar seu sonho.

2. Pesquise sobre as formas de pagamento

Atualmente existem 3 maneiras para adquirir um imóvel: à vista, financiamento e consórcio imobiliário.

Para evitar dívidas longas, o ideal é sempre comprar e pagar tudo à vista, mas como imóveis geralmente possuem um valor alto, nem sempre isso é possível.

Se houver possibilidade, pague o maior valor possível na entrada do imóvel. O objetivo é conseguir pagar pelo menos 30% do valor total do imóvel nesse momento. Quanto menor for a quantia financiada, menores serão as parcelas e juros.

Nem todo mundo sabe, mas você pode usar o FGTS para adquirir e financiar imóveis. Caso essa seja sua opção, pesquise as condições e taxas do banco para negociar as melhores condições de pagamento.

Agora, se o consórcio for a melhor escolha para você, é preciso muito cuidado com o pagamento das parcelas, pois se você ficar inadimplente, não poderá participar dos sorteios e nem dar lances nas cartas de crédito.

3. Defina o tipo de imóvel que quer adquirir

Imóvel novo ou usado? Há muitas diferenças entre os dois, mas no último caso, há a vantagem de ser mais barato, assim como também existe a chance de não estar nas melhores condições estruturais.

Portanto, pesquise! Não importa qual tipo de imóvel você deseja, pesquisar pode te ajudar a poupar e a evitar muita dor de cabeça. Se optar por um imóvel novo, ainda na planta, pesquise quais os imóveis disponíveis na região que você quer adquirir, qual construtora oferece as melhores condições e qual a previsão de entrega.

Se você optar por um imóvel antigo, confira detalhes importantes como instalações hidráulicas, elétricas, piso e revestimentos. Em vários casos, talvez seja necessário fazer uma reforma e isso nem sempre é vantajoso, pois a economia ao escolher esse tipo de imóvel deixa de existir.

Stand de Vendas CMO – Localizado na Avenida T 63

Se você ainda tem dúvidas, é sempre bom consultar um profissional da área para te ajudar a tomar a melhor decisão na conquista do seu sonho de ter um imóvel para chamar de seu. Com o ano novo se aproximando, muitas pessoas estão ansiosas para colocar seus planos em prática.

E na CMO você encontra o melhor imóvel, que atende suas necessidades e expectativas. Clique aqui e conheça os imóveis disponíveis para você.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse