Dicas

5 dicas para um projeto de iluminação

Você sabia que a iluminação do seu lar vai muito além do que só colocar lâmpadas para clarear o ambiente? O projeto de iluminação correto pode ajudar no seu bem-estar pessoal, assim como na decoração dos cômodo da sua casa e até na conta de luz no fim do mês.

Se você nunca pensou em planejar ou modificar esse detalhe importante da sua casa, talvez precise de uma ajudinha para se inspirar e tornar os ambientes da sua casa mais bonitos e aconchegantes. Confira nossas dicas!

1.Analise cada cômodo

Faça uma lista de prioridades com os ambientes que você deseja mudar em sua casa, incluindo as mudanças que você acredita que cada um deles precisa. Além disso, avalie a finalidade e a decoração de cada cômodo, pois tudo precisa se encaixar de forma coerente.

Outro detalhe importante é a necessidade de se avaliar a presença de luz natural no ambiente, pois o ideal é que sempre haja um bom equilíbrio entre a luz artificial e a natural para a iluminação dos cômodos da sua casa. A harmonia entre elas é primordial para deixar seu lar mais arejado e aconchegante.

2.Diferentes tipos de luz

Em cozinhas, áreas de serviço e ambientes relacionado ao trabalho, geralmente utiliza-se a luz branca, pois ela é a que mais se aproxima da luz do dia. Além disso, como estes espaços são voltados para atividades com necessidade de foco e concentração, a luz fria é a mais recomendada para a iluminação.

Para banheiros, quartos e outros ambientes mais aconchegantes ou intimistas, luzes em tons amarelados são a melhor escolha, pois garantem conforto visual, além de serem mais agradáveis para os nossos sentidos. Além disso, nos quartos, você pode apostar em uma iluminação indireta, em que o foco principal da luminosidade é para o teto ou para a parede. Abajures ou luminárias de leitura também são itens recomendados para estes espaços.

3.Tipos de lâmpadas

Você provavelmente deve ter uma ideia das inúmeras opções que existem quando o assunto são lâmpadas. Com tanta oferta, você pode ficar confuso na hora de escolher quais são as melhores para sua casa e para o seu bolso.

Por isso, recomendamos as lâmpadas de LED. Elas são Versáteis, econômicas e as que apresentam a maior durabilidade, ou seja, a melhor opção para quem quer economizar energia e também ajudar o meio ambiente.

4.Evite superfícies reflexivas

Espelhos, mesas de vidro, televisões, monitores ou superfícies que podem refletir a luz devem ser mantidos fora do alcance de luz intensa. O contato direto da luz com superfícies reflexivas pode gerar o ofuscamento, efeito que além de atrapalhar nossa visão, pode ser profundamente prejudicial para a nossa saúde. 

5.Peça ajuda a um profissional

Só você sabe do que sua casa precisa para se tornar um lugar ainda mais confortável do que já é. Porém, procurando a ajuda de um arquiteto ou projeto elétrico, você terá a chance de unir a sua experiência como morador com os conhecimentos técnicos destes profissionais, evitando gastos desnecessários e encurtando o processo das reformas para melhorar a iluminação da sua casa.

Viu só como um projeto de iluminação não é tão complicado como parece? Siga nossas sugestões e caso tenha mais alguma dúvida, fale com algum profissional da área. Não se esqueça de escolher sempre materiais de boa qualidade, pois esse é um fator fundamental para o sucesso do seu projeto.

Quer conhecer mais dicas imperdíveis? É só acessar nosso blog.

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse