Dicas

6 opções diferentes de revestimento para cozinha compacta

Cozinha ampla ou cozinha compacta precisa ser funcional, confortável e cheia de personalidade. Confira opções de revestimentos para elas.

Confira essas 6 opções incríveis de materiais para revestimento de cozinha 

Independente da sua casa ter uma cozinha ampla ou uma cozinha compacta, é importante pensar no tipo de revestimento adequado para aplicar sobre as superfícies desse cômodo. 

É essencial que o material ou materiais escolhidos garantam que o espaço seja funcional, ofereça conforto aos moradores e transmita muita personalidade. E é claro que eles precisam combinar com o estilo de decoração pensado para este ambiente.

Devemos lembrar que as cozinhas não são mais somente zonas diárias de serviços das residências. Agora elas também são consideradas como espaços para entretenimento e longas conversas entre amigos e familiares. 

Por isso mesmo é que devemos ter atenção na escolha dos itens da sua decoração. Sua atmosfera precisa parecer acolhedora e o cenário transmitir conforto e personalidade. Saiba mais.

Opções de estilos de decoração para cozinhas residenciais

Podemos aplicar material de revestimento em várias partes de uma cozinha, sendo três consideradas como as principais. São elas: piso, parede e backsplash. 

E só para esclarecer, este último termo, já que ele está sendo bastante citado ultimamente nas redes sociais, trata-se de uma faixa de revestimento colocado atrás de pias, bancadas e qualquer outra área sujeita a espirros de água ou outros líquidos.

Quanto aos estilos de revestimentos, podemos brincar com as possibilidades.

Dependendo do caso, pode ser interessante cobrir todas as áreas com um mesmo material ou materiais diferentes. Cenários com visual mais excêntrico ou despojado combinam com revestimentos bem coloridos e até mesmo madeira. 

Decorações modernas ficam um charme com tons escuros ou uma composição monocromática. E ainda as estampas estilo vintage e retrô, remetendo aos anos 20 à 60.

Opções de materiais para revestimento de cozinha

#1 Pastilhas e mosaicos

Pastilhas e mosaicos são opções de revestimento que podem hoje em dia ser aplicados às superfícies de cozinha de um modo muito semelhante. As peças em tamanho bem reduzido vêm coladas sobre uma pequena tira de tela. 

A mesma é, então, colada à parede da cozinha com argamassa e, posteriormente, os seus vãos são preenchidos com massa de cimento branco ou rejunte em tons variados.

Existem pastilhas e mosaicos feitos de diversos materiais. Alguns são pequenos quadrados de vidro e metal, já outros são pedaços de pedras ou até cascas de côcos sem formato padrão. 

E tais revestimentos costumam ser utilizados em algumas faixas de parede, intercalados com azulejos e mais. Mas a maior sensação do momento são as pastilhas em formato de tijolinhos, colocadas principalmente como backsplashes.

#2 Porcelanato

O porcelanato é outro material de revestimento que aparece bastante em propostas de decoração de cozinhas. A tecnologia da sua fabricação evoluiu bastante nos últimos anos e fez surgir peças com maior resistência e durabilidade. 

Uma forte tendência das propostas lançadas por arquitetos nos últimos anos é a das cozinhas com faixas de áreas cobertas com porcelanatos que imitam madeira natural. Entenda a vantagem disso no próximo tópico.

#3 Madeira

Embora alguns profissionais discordem, a madeira é um material que pode ser bastante explorado para arquiteturas de cozinhas. Ela sempre aparece como solução para torres, balcões e armários aéreos. 

Porém, quando bem tratada e impermeabilizada, pode resistir ainda mais e ser considerada para áreas de bancadas e painéis de parede. O problema é que dificilmente pode-se garantir a sua estética estando em áreas de respingo.

Lembra que falamos sobre os porcelanatos imitando madeira? Essa é a justificativa, explorar a textura da madeira, mas não necessariamente utilizar madeira na cozinha. 

Lembrando que mais recentemente a madeira natural voltou com tudo para a moda casa. Mas claro que queremos encontrar um equilíbrio entre qualidade e conforto das moradias e preservação do meio ambiente.

São opções de madeira para bancadas de cozinha: teca, macunaiba e peroba rosa.

#4 Tijolinho

Quando a intenção é fazer uma decoração que apresenta um visual mais rústico, existe uma outra opção de material a ser considerado que é o tijolo de barro. O único problema da utilização deste revestimento em cozinhas é mesmo a questão da manutenção do ambiente. 

É que pode ser mais complicado limpar as áreas de parede cobertas com estas plaquetas – que inclusive podem descascar com o tempo – a não ser que se passe uma resina por cima.

#5 Mármore

Se a ideia é realmente conseguir um visual diferenciado e ao mesmo tempo eliminar qualquer ponto de acúmulo de sujeira, podemos citar mais opções. A primeira delas é a cobertura de grandes áreas do ambiente com placas de pedra. 

Para 2021, a utilização do mármore está em alta, embora não seja o tipo de pedra mais indicado para decoração de cozinhas. São outras opções: nanoglass, silestone e granito.

#6 Espelho e inox

Por fim, ainda seria possível cobrir áreas de parede – principalmente de backsplashes – com outros tipos de placas. 

Por exemplo, como já é assinalado no título, materiais como espelho e inox. E para quem imagina que isto pode deixar a decoração da cozinha com um visual muito futurista para o momento atual, eis dois exemplos de projetos muito bacanas apresentados nas imagens a seguir. Agora é só escolher qual material que lhe agrada mais.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse