Dicas

5 dicas valiosas para aprovar um financiamento imobiliário

Para ter sucesso na hora da aprovação do financiamento imobiliário você deve estar preparado e conhecer o processo. Confira nossas dicas!

O financiamento imobiliário é um dos passos mais importantes para aqueles que vão adquirir um imóvel, já que esse momento é um divisor de águas para a compra.

Para conseguir o tão desejado financiamento para casa própria, confira aqui 5 dicas que vão te ajudar no processo de aprovação.

1. Avalie todas os bancos  disponíveis

Quando falamos de  financiamento imobiliário muitos pensam que todos os bancos procedem da mesma maneira. Mas não é verdade. Cada banco possui um sistema próprio para avaliar quem solicita o crédito, e gerar taxas de juro individuais, de acordo com os critérios usados durante o processo.

Alguns bancos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, avaliam seu relacionamento com a instituição e até mesmo, o tempo que você utiliza seus serviços para aprovar ou não seu pedido e gerar as taxas.

Outros, como Santander e Bradesco, estão mais preocupados com a comprovação de renda, ou seja, se você possui carteira assinada é mais fácil concluir essa etapa nesses bancos específicos. 

Além desses, existem diversos outros critérios tanto para concluir se você vai ser aprovado ou não, quanto para determinar as taxas de juros do seu financiamento. Por isso é importante saber como funciona o financiamento imobiliário em cada banco e então, tentar a aprovação em algumas das opções disponíveis.

2. Organize suas finanças 

Para conseguir entender quais são suas possibilidades em termos do financiamento imobiliário, é importante ter em mente que a parcela pode comprometer no máximo 30% do seu salário mensal. 

Com essa informação é possível ter clareza sobre quais são seus limites em relação ao crédito que você está prestes a solicitar e quais são os gastos que você terá que controlar para os próximos anos.

3. Resolva todas as suas pendências financeiras 

Essa dica vale ouro! Quando existem pendências financeiras, independente da magnitude, seu cadastro é negativado e isso pode levar diretamente à negativa de crédito do banco, ou seja, o “não” ao seu pedido de financiamento imobiliário.

Além disso, mesmo se a sua dívida prescrever, o seu Score no Serasa pode ficar prejudicado e acabar dificultando o processo de aprovação, ou ainda reduzindo o valor disponível para o financiamento.

4. Certifique-se que o imóvel é passível de financiamento 

Essa é uma dica que se ignorada no início do processo do financiamento imobiliário pode causar problemas. Isso porque nem todos os imóveis são passíveis de financiamento já que, para isso, é necessário que todos os documentos da residência estejam regularizados. 

É importante sempre perguntar ao seu corretor de imóveis ou ao vendedor a situação legal de toda a papelada antes de dar início ao processo de financiamento.

Isso porque, se aprovada sua concessão de crédito, a segunda etapa do financiamento é a avaliação e vistoria do imóvel, que possui custo e sairá do seu bolso, mesmo que o imóvel seja reprovado. 

5. Reúna seus documentos com antecedência

A aprovação do financiamento imobiliário costuma demorar em média 40 dias, sem contar com complicações ou erros do percurso. 

Esse tempo é precioso para que você possa garantir seu imóvel ideal e por isso, é importante reunir os documentos necessários para o financiamento e garantir que o processo seja o mais rápido possível.


Confira aqui os documentos para aprovação do financiamento imobiliário:


Comprovantes de identidade:

  • Documento de identidade do comprador. Se você for casado ou estiver em união estável, é necessário apresentar o documento do cônjuge também.
  • Cópia do comprovante de endereço, como conta de luz, água, telefone ou gás.
  • Cópia do comprovante de estado civil no caso de pessoas não solteiras.

Comprovante de renda para trabalhadores com carteira assinada:

  • 3 últimos holerites
  • Último Imposto de Renda de Pessoa Física

Comprovação de renda para profissionais liberais:

  • 3 últimos extratos bancários na conta corrente da pessoa física ;
  • Último Imposto de Renda de Pessoa Física;
  • Comprovante da atividade exercida. 

Comprovação de renda para empresários:

  • 3 últimos extratos bancários da conta corrente
  • 3 últimos extratos da conta em nome da pessoa jurídica
  • Imposto de Renda de Pessoa Física
  • Declaração de faturamento dos últimos 12 meses assinada pelo contador ou DIRPJ (Declaração Integrada de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica);
  • Cópia do Contrato Social da Empresa.

Agora que você já sabe as informações básicas para solicitar seu crédito imobiliário, que tal procurar seu imóvel ideal? Conheça o empreendimento Ilumi Bueno Residências localizado no setor Bueno.

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse