Dicas

Ar condicionado Split: modelos e como adequar à decoração

Ar condicionado Split: conheça alguns modelos e como harmonizá-los à decoração [dentro e fora da sua residência]

O calor no Brasil é mesmo poderoso. Mas as pessoas são criativas e sempre procuram meios eficazes de se manterem bem. É por isto que elas apreciam viver em ambientes climaticamente confortáveis. 

Assim, vão investir parte do seu orçamento em aparelhos que possam fazer a temperatura dos interiores das suas casas ficar agradável, seja no inverno ou no verão. E é aí que entram os aparelhos de ar condicionado.

Então, pensando naqueles que desejam se preparar para enfrentar as muitas ondas de calor que assolam o país, as lojas passaram a apostar na venda dos Splits. 

Estes são, simplesmente, o tipo mais conhecido e mais requisitado de aparelho de ar condicionado disponível atualmente no mercado. Vale a pena falar sobre ele. Por isto trouxemos para este texto algumas informações que podem esclarecer dúvidas no momento de sua compra.

Um pouco sobre os ar condicionados Split

Como dito antes, Split é um modelo de condicionador de ar. Ele possui características especiais que o diferencia de outros ar condicionados. Um aspecto seria possivelmente o seu melhor desempenho diante das necessidades das pessoas. 

Isto explicaria por que tantos lares brasileiros possuem, hoje, ambientes refrigerados por um aparelho destes.

Agora, todos os produtos no mundo apresentam vantagens e desvantagens; e é claro que isto não seria diferente com os ar condicionados Split. 

Um item negativo que todos destacam sobre este aparelho é que ele necessita de uma caixa condensadora, além da caixa evaporadora, para o seu funcionamento. Uma de suas partes será instalada numa área externa do imóvel e a outra numa área interna.

O que acontece é que tais partes são muito difíceis de harmonizar com a decoração e ainda podem provocar ruídos. Mas, apesar disso, o Split ocupa menos espaço em casas e apartamentos. 

Além do mais, ele possui um sistema operacional mais seguro, se comparado a outros modelos de ar condicionado. É a versão perfeita dos aparelhos comuns que cabe no orçamento da maioria da população.

Com um Split, pode-se fazer facilmente a manutenção da temperatura de ambientes fechados. Tal aparelho apresenta um bom sistema de filtragem e purificação de ar que ajuda a combater as bactérias e a reduzir a quantidade de poeira na casa. E com tudo isto, torna-se mais confortável habitar certos cômodos mais quentes e possivelmente voltados para uma orientação desfavorável, como salas e quartos.

Quais os modelos de ar condicionado Split?

Antes de elaborar a decoração da casa já seria interessante conhecer todos os sistemas mais complexos que farão parte do funcionamento dos seus ambientes. Nesta lista entraria os ar condicionados. É preciso conhecer bem as características destes espaços e dos aparelhos que podem os fazer bem climatizados – o que inclui o Split, o modelo de ar mais popular no mercado brasileiro e mundial.

Claro que nem todo Split é igual. A ideia dos fabricantes é atender ambientes variados – com tamanhos de aberturas, número de habitantes, incidência solar e mais diferenças. 

Até mesmo o número de eletrônicos existentes no cômodo onde este ar foi instalado pode alterar todo o resultado final desta equação. Cada informação conhecida pode mudar a decisão de compra. Na dúvida, deve-se falar com um especialista.

Quando alguém fala em BTU está se referindo à performance total ou à capacidade que um climatizador pode possuir para gelar ou esquentar um determinado ambiente. Ou seja, BTU tem a ver com potência. 

Existe, por exemplo, Split com 9 mil BTUs – recomendado para ambientes pequenos, como cozinhas compactas -, e com 12 mil BTUs – para ambientes mais espaçosos.

Modelos Split ainda se diferem de outros modos. O ‘Cassete’ tem instalação no teto e quatro saídas de ar. O ‘Hi-wall’ apresenta um design mais fino e deve ser instalado na parede, próximo do forro. 

O ‘Multi Split’ é semelhante ao anterior, mas com várias evaporadoras para uma condensadora só. E o ‘Piso-Teto’, comumente visto em propostas comerciais – mas que vale ser citado aqui – pode ficar tanto no piso quanto no teto.

Integrando o ar condicionado à decoração

Não é incomum as pessoas esquecerem-se dos aparelhos de ar condicionado no momento de decorarem as suas casas. É preciso pensar em onde eles serão instalados e se isto será disfarçado ou destacado nos cenários. 

Pode-se, por exemplo, colocar um Split em um lugar não muito visível, talvez dentro de um móvel bem ventilado ou perto de objetos que possuam a mesma largura – porém mais relevância visual.

Uma boa ideia também é posicionar o ar condicionado frente a um painel ou mural. Ele pode combinar com a cor da parede de fundo. Aparelhos em prateados deixam as composições com visual bastante sofisticado. 

E ainda seria interessante investir em adesivos que possam personalizar e até camuflar tal aparelho com estampas, texturas e mais. São ideias para integrá-lo a qualquer decoração.

Já esconder a condensadora no lado externo da casa é mais complicado. Alguns exemplos de projetos mostram como solução a utilização de um painel de madeira ou bambu. 

Por fim, o que se pode fazer é simplesmente acrescentar no local alguns enfeites e vasos de plantas, como se a caixa do ar fosse uma mesinha ou aparador. Mas isto sem jamais se esquecer de manter livre a saída de ar.

Essas dicas de como integrar um ar-condicionado na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse