Dicas

Decoração industrial: inspiração para sala de jantar e mais

O estilo industrial surgiu como uma mudança de conceito de arquitetura residencial, mas agora inspira decorações de sala de jantar e mais.

Decoração industrial pode ficar bem na sala de jantar (e outros ambientes)?

Na primeira metade do século XX, muitas coisas aconteceram no mundo. Dentre elas, uma que marcou bastante a história do design e da arquitetura foi o surgimento do estilo industrial. 

É que em um período de drásticas mudanças econômicas, a cidade de Nova York passou a lançar imóveis residenciais adaptados em estruturas de antigas fábricas. 

Mas será que esse estilo de decoração fica bem em uma sala de jantar, por exemplo?

Sim. Veja porquê.

Como surgiu o estilo industrial?

Pode-se dizer que o surgimento do estilo industrial de design e de arquitetura aconteceu por volta dos anos trinta. Depois da crise de 1929, nos Estados Unidos, muitos empresários tiveram dificuldades ou simplesmente precisaram fechar os seus negócios. 

No maior centro financeiro do país, a cidade de Nova York via a sua malha urbana se modificar. Vários galpões de fábricas e amplas salas comerciais estavam abandonados.

Na tentativa de não deixar o núcleo principal da cidade se deteriorar, o prefeito propôs mudar o perfil destes imóveis. 

Muitos prédios passaram por grandes reformas, mas sem perder a característica principal de sua arquitetura, que era inicialmente de negócios. A ideia era criar residências de planta baixa diferenciada, em formato de estúdio ou de loft. Quem os adquirisse podia não só morar como trabalhar no local.

As características destas novas casas eram mesmo muito interessantes e servem até hoje de inspiração para a construção e reforma de vários imóveis. Estas, por sua vez, apresentavam ambientes bastante amplos e de áreas integradas. Seu pé-direito era alto. As aberturas de suas janelas pareciam maiores que o padrão. E elementos estruturais, como vigas, assim como hidráulicos e elétricos, como encanamentos, ficavam expostos.

Como é o estilo industrial, atualmente?

Com base no visual das antigas residências em estilo industrial criadas em Nova York, surgiram muitos projetos diferentes de arquitetura ao redor do mundo. 

As propostas decorativas também foram afetadas com esta ideia. E tornava-se um desafio bastante prazeroso para os profissionais trabalhar com ambientes deste modo tão novo e particular.

Cômodos de estilo industrial costumam parecer bem claros e ventilados, mesmo quando pintados de preto, por conta de sua amplitude e das aberturas. 

Muitas áreas de parede e de piso não são revestidas, deixando ao natural seus materiais de construção – como concreto e tijolo cerâmico. Outras áreas já são pintadas, mas somente em tons neutros – como branco e cinza –, deixando os toques de cor para os ornamentos.

É possível ver decorações industriais de todo tipo – mais simples, compostas por elementos reaproveitados, ou sofisticada, com peças de design de artistas renomados. Muitos móveis e acessórios parecem mesmo terem saídos de fábricas, misturando a madeira com o vidro e metal. Não há nenhum detalhe desnecessário – tendo função ou se justificando pela estética, ajudando a reafirmar o estilo no cenário.

Dicas de decoração industrial para sua sala

Decorações em estilo industrial são bastante atrativas ao olhar. Isto porque elas fogem daquele conceito tradicional de residência. 

Uma sala nesta linha, por exemplo, não pode ser pensada como um cômodo individual, mas um espaço integrado a outras áreas sociais e de serviços. Aliás, este ponto da residência pode ser, talvez, o mais importante de sua arquitetura, servindo de partida para a decoração de toda a casa.

Se você deseja transformar o seu imóvel, adotando o conceito de decoração industrial para a sua casa, é fácil. 

Primeiro, trabalhe com uma paleta de cores neutras para todos os ambientes que deseja decorar. Pense numa outra cor mais viva que possa ser utilizada em detalhes sutis para tornar a decoração mais atrativa e menos monótona – pode ser cores básicas mesmo, como amarelo ou vermelho.

Para peças mobiliárias maiores, como um conjunto de armários modulados ou um sofá, é melhor linhas retas e cores neutras também. 

Como uma forma de aquecer os ambientes, você pode criar zonas com panos revestidos em madeira, como o tampo de uma mesa de jantar ou um painel para TV. E também utilizar peças em couro ou que lembram peles de animais, como tapetes e estofados.

Combina muito bem com decoração de sala em estilo industrial aquelas luminárias bem com cara de itens extraídos de fábricas, como os pendentes e os trilhos. 

Soluções em aramados, plástico e acrílico – como é o caso das cadeiras Bertoia, Masters e Eames, utilizadas em projetos exemplos deste texto. E elementos com um design bem arrojado e surpreendente – como a poltrona Chifruda, de design brasileiro, vista em uma das imagens.

A decoração industrial pode dar um efeito bastante sofisticado e clean aos ambiente. Que tal experimentar?Essas dicas de decoração industrial foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse