Dicas

Escritório em casa: como montar uma decoração personalizada

Trabalhar em casa é uma realidade. Mas como decorar esta área da casa de modo a não comprometer as atividades? Descubra TUDO neste texto.

Como montar um escritório em casa?

Trabalhar em casa pode ser muito mais legal do que você imagina. Pense na possibilidade de exercer as suas atividades em um ambiente de escritório totalmente personalizado de acordo com o seu gosto. Sabe o que isso iria interferir no seu dia a dia? 

Bem, para começar, você poderia se sentir mais confortável e alegre; e isto, consequentemente, talvez aumentasse o seu rendimento. Não é perfeito?

Agora, imagine o que você poderia, de fato, colocar como decoração neste espaço para que o efeito fosse assim, positivo. Será que existe alguma coisa certa ou errada? Quais as estratégias que poderíamos adotar para transformar esta área de trabalho de nossas casas em um recanto super charmoso e cheio de estilo? Lembre-se: não podemos comprometer a funcionalidade ou a finalidade deste cômodo. Continue lendo para saber mais.

Móveis e acessórios que não podem faltar na montagem de um home office

Muita coisa mudou nos últimos anos. De repente, o mercado começou a exigir que realizemos mais atividades dentro de casa, em um regime de home office. 

Claro, sabemos que essa ideia não é tão simples quanto parece, pois depende de uma adaptação das nossas casas para um novo modelo de vida. Então, resumindo, ter um escritório em casa vai depender da disponibilidade de área que se tem para isto dentro do imóvel. Concorda?

Algumas residências não têm um ambiente específico reservado propriamente para este fim. Então, precisamos ser um pouco criativos com a solução de design de interiores. 

É que, diferente do que teríamos em um escritório comum de empresa, a estrutura do nosso home office pode ser bem diferente. Para começar, talvez tenhamos, ao invés de uma mesa grande de computador, apenas uma bancada ou escrivaninha.

Mais importante do que o apoio do computador é a cadeira que acompanhará esse setor de trabalho. Fique atento, pois este móvel deve ter desenho ergométrico compatível com aquilo que a sua coluna precisa para que você se sinta bem. 

De modo algum este assento pode jogar as suas costas para trás ou ficar baixo demais com relação a altura da mesa. E, se puder, prefira os modelos com molas ensacadas, bem mais confortáveis.

É óbvio que você também precisará de outros móveis que deem suporte para as suas atividades – como gaveteiros, estantes, prateleiras e nichos. Não esqueça de deixar, ao redor da sua mesa, áreas vazias para a colocação de itens de personalização de decoração. 

Por que isso? É justamente para que você sinta as vantagens de poder trabalhar em casa, em um local preparado especialmente de acordo com o seu gosto e preferências.

Sugestões de itens para personalização de decoração de home office

Trabalhar em casa tem mesmo as suas vantagens. A maior delas, sem dúvidas, tem a ver com essa possibilidade de você não precisar se deslocar para ir até a empresa. Ao contrário disso, é possível utilizar esse tempo para adiantar várias tarefas. 

Ou seja, o compromisso ainda existe e deve continuar. Então, você não pode transformar a decoração deste espaço em uma extensão do restante da sua casa, pois local de trabalho é local de trabalho.

Mesmo que o seu pequeno home office faça parte do conjunto de outro cômodo, ele precisa ser bem delimitado, para que a sua família entenda que deve respeitar a área. 

Você também precisa sentir que, estando sentado no local, está assumindo o seu lado profissional e que deverá manter a sua concentração total nas atividades desempenhadas. Então, tudo ao seu redor precisa ser manipulado para que haja esse entendimento.

Sim, o seu home office pode ser decorado seguindo uma linguagem estética combinada com o restante da casa. Porém, ainda assim, ele precisa parecer profissional. 

Aqui vão algumas opções de itens para a personalização de home offices.

#1 Murais, papel e adesivo de parede

Você pode começar a personalização do seu home office pelas paredes. Essa é a alternativa mais simples, rápida e econômica de transformar qualquer decoração residencial. 

Mas se quiser fazer um pano de fundo ainda mais atraente para a bancada do seu computador, com muito mais cor e movimento, considere utilizar um revestimento de papel ou adesivo de parede – personalizado na imagem que você mais gostar.

#2 Tapetes, cortinas, almofadas e poltronas

Além das paredes, você pode personalizar a superfície de piso do seu mini escritório. Sobre ele, coloque um lindo tapete em medida maior do que a sua mesa de trabalho, também em pelo curto e fibra sintética, que marcará menos e será mais fácil de limpar. 

Você pode escolher um dos tons desta peça para a cortina que controlará a luz do ambiente. E como não se trata de um escritório, mas de um home office, pode ser a combinação ‘persiana e cortina de tecido’.

Aliás, falando em tecido, podemos citar outras peças de decoração que ajudam a personalizar este tipo de espaço. 

Tudo o que citamos antes você pode escolher em uma única cor. Isto abre a possibilidade para que outros itens utilizados nessa ambientação sejam estampados – com um visual mais alegre. É o caso da própria cadeira do computador; também de uma poltrona de leitura com almofadas, colocada em uma área próxima.

Estude bem a combinação de cores entre essas peças. Escritórios comuns geralmente apresentam decoração em tons neutros – ou, no máximo, nos tons da sua logomarca. 

Não é este o caso. Você pode criar algo mais interessante para sua casa. Só fuja dos tons muito quentes e vibrantes, como amarelo, pois eles podem te deixar muito agitado, cansado e atrapalhar a sua concentração e, consequentemente, a sua produtividade.

#3 Estátuas, quadros e painéis coloridos

Dissemos antes que objetos muito pessoais não combinam com decoração de escritórios, mesmo que montados dentro de casa. Só que a nossa proposta é personalizar tal espaço. 

A dica é investir em peças de alto valor estético, que reflitam todo sucesso que você deseja ter, os sonhos que deseja concretizar e o dinheiro que deseja ter. E essas obras também podem ter cores e brilhos que instiguem a sua imaginação e criatividade.

Observe as imagens ilustrativas deste texto. Perceba como as artes em formas de estátuas, quadros e painéis trouxeram mais estilo e glamour para as decorações de home office.

#4 Nichos, estantes e caixas em formatos variados

Já que você vai precisar mais do que mesa de computador e cadeira – como lugares para guardar livros, pastas e outros materiais de escritório em seu mini escritório -, aproveite. Use essa oportunidade à favor da personalização da decoração do seu escritório. 

Nichos, estantes e caixas organizadoras em cores, acabamentos e estampas diferentes podem dar um toque todo especial a este ambiente.

#5 Vasos de plantas, luminárias e porta-trecos

Por fim, vamos lembrar daqueles pequenos itens de decoração que podem ser estrategicamente posicionados em cantinhos especiais de escritórios. Sua presença em composições assim somente acrescenta valor, sem impactar muito o olhar.

Vasinhos de plantas vivas, além de deixarem mais alegres os ambientes, ainda seriam capazes de absorver energias negativas e limpar o ar local. E sobre a mesa podemos ter vários porta-trecos e uma bela luminária articulada, voltada para o teclado ou para a folha onde você irá escrever. O que acha? Tire das imagens deste texto mais ideias bacanas sobre como personalizar home offices.

Essas dicas de decoração para home office foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse