Dicas

Estilo rústico: salas decoradas inspiradas em casas de campo

Estilo rústico: um jeito de casa de campo em sua sala

Ficar em casa pode ser mais gostoso, principalmente se o nosso imóvel apresenta uma decoração bem bonita. Ambientes de estética moderna e futurista são sempre muito interessantes. Mas ambientes com uma cara mais rústica costumam transmitir uma sensação mais agradável ainda. 

Enfim, salas decoradas de um jeito mais tradicional, interiorano, com uma pegada natural, podem ser bastante aconchegantes. Neste texto vamos falar especificamente das qualidades das decorações rústicas. Então, você entenderá porque vale a pena apostar neste estilo estético para a sua casa e nos móveis.

Decorações rústicas, o que é isso, afinal?

Decorações rústicas também fazem parte da lista de decorações modernas. Elas são extremamente interessantes, apresentando móveis e ornamentos com uma estética muito especial, quase escultural. 

Viver em uma casa bem planejada e neste estilo pode ser bastante agradável. Só é preciso estar atento aos detalhes para que os ambientes fiquem com aspecto de novo, mesmo que completos por peças de aspecto envelhecido.

O visual das decorações rústicas pode parecer, num primeiro momento, mais carregado. Por isto é importante ir equilibrando estes cenários com itens de tonalidade e acabamentos diferentes, criando contrastes. O charme maior fica por conta das texturas dos materiais – como madeira, concreto e tijolo – deixados à mostra sem qualquer cobertura de revestimento. É impossível percorrer estes espaços e não pensar no ambiente natural.

Dicas para criar uma decoração rústica

Mesmo que você viva em uma área urbana, numa casa envolta de prédios e paredões de concreto e aço, é possível montar a sua casa com base no estilo rústico. 

O importante, neste caso, é focar naquilo que verdadeiramente inspirou este modelos de decoração. Tudo começou no passado, com uma arquitetura mais colonial. Hoje em dia, várias casas de campo ainda seguem o mesmo padrão.

Pois bem, todos estes cenários não só podem como devem servir de referência caso você queira compor uma decoração rústica em sua casa. Observe as imagens deste texto. O que podemos concluir com tais exemplos? 

Que podemos viver em imóveis com um conceito de design mais simples, sustentável, ecofriendly, personalizado de forma única com peças de desenho super autêntico.

Ideias do que colocar em uma decoração rústica

Por questões óbvias – e que têm tudo a ver com as inspirações que citamos anteriormente – peças em materiais naturais são protagonistas no estilo rústico. Em decorações assim, são bastante explorados os itens em madeira natural, principalmente aqueles resultantes do reaproveitamento de material. Por isto mesmo também não é incomum ver nas propostas a utilização de pallets e caixas de feira.

Muita coisa pode ser feita em madeira natural e utilizada em decorações rústicas – e não só para dentro de casa como para a o jardim também. 

Por exemplo, peças como mesas, bancos, banquetas, cadeiras, baús, mesinhas auxiliares, prateleiras, bancadas de pia, balcões, cristaleiras, guarda-roupas, aparadores e mais. E sem contar os vários elementos de ornamentação, como molduras de quadros e espelhos.

É preciso ainda citar os elementos que são criados em fibras naturais e que podem fazer parte das decorações rústicas. 

Entram nesta lista os itens de cestaria, luminárias, cadeiras e outros. E sempre é possível montar objetos para esta decoração também em barro, ferro, lã e peles. E tais artigos vão se destacar mais nos cenários se misturados a elementos em acrílico, cimento, vidro, cobre, alumínio e mais.

Dica final para a decoração rústica: não desperdice a oportunidade de resgatar algum item de família. Sabe aquela peça herdada da sua avó ou aquele belo objeto encontrado em uma feirinha do bairro? Bem, pode ser que fique incrível em sua sala!

Vamos lá, experimente!

Essas dicas de decoração com estilo rústico foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse