Dicas

Decorações de banheiros pequenos: do planejamento à reforma

Banheiros pequenos ou amplos. Ambientes assim são sempre bem desafiantes, até mesmo para fazer manutenção. Veja estas soluções de decoração.

Dicas de decoração de banheiros pequenos: do planejamento à reforma

Todo ambiente oferece algum tipo de desafio para o decorador de interiores. Agora, certamente, quanto menor a área trabalhada, mais complexo pode ser o projeto, visto que é sempre mais difícil, em casos assim, garantir o máximo de aproveitamento. 

Queremos que os ambientes da nossa casa sejam muito bonitos e funcionais. E isso inclui também banheiros pequenos do nosso imóvel.

Já imaginou de que maneira você poderia inovar na decoração dos banheiros da sua casa? Como se poderia deixar estes ambientes com cenário mais agradável, distante daquela imagem negativa que podemos ter da sua utilização espacial? Será que então poucos metros quadrados é possível se ter mais do que equipamentos básicos? É isso e muito mais que nós iremos te mostrar no texto a seguir.

1. Objetos que valorizam a decoração de banheiros pequenos

Durante o projeto arquitetônico, os planejadores de interiores vão se deter mais na questão do dimensionamento das áreas básicas necessárias para o funcionamento dos ambientes. 

Dentro de um banheiro comum, é preciso ter uma bacia sanitária, uma pia e um chuveiro ou banheira. No passado, até se pensava em fazer este cômodo maior visando a instalação de bidê. Mas a transformação deste espaço acompanhou a mudança de vida das pessoas.

Com o passar dos anos, os espaços de banheiros diminuíram para que outras áreas dos imóveis pudessem ser ampliadas, como quartos e closets. 

Em muitos casos, torna-se até difícil a instalação de gabinetes de banheiros para pertences pessoais – objetos estes sendo levados para serem guardados em outros pontos da casa. E também por uma questão de mudança de gostos e preferências, louças e metais hoje são vendidos em cores neutras.

Então, podemos dizer que hoje há muito menos possibilidades de personalização de decoração de banheiros pequenos. 

Contudo, ainda é possível criar boa solução, principalmente se pensarmos em todas as superfícies como oportunidades de decoração. Estamos nos referindo ao piso, às paredes, à bancada de pia e até às portas do boxe do chuveiro. Tudo pode ser explorado melhor como estratégia de encantamento.

Pelo que dizemos, a primeira coisa que você precisa prestar atenção é na escolha dos revestimentos dos seus banheiros de casa. Essas peças podem ser bem coloridas e estampadas, formar mosaicos e faixas e, assim, alegrar os ambientes. 

Depois, é possível dar alguns toques de sofisticação através de louças, metais e luminárias com um design diferenciado.

O item que faz sempre  toda a diferença em propostas de banheiros – e que pouca gente leva a sério – são as torneiras. 

O design de uma peça, combinada com a cuba certa, é algo que deve dar um charme a mais às decorações. Pode-se brincar também com os formatos e o acabamento de borda dos espelhos – itens que acompanham sempre as bancadas de pia. E junto a eles, pendentes ou arandelas e arranjos de flores.

2. Decoração que ajuda a manter a boa higiene dos banheiros

Querendo ou não, banheiros são ambientes destinados à higiene pessoal e descartes de resíduos corporais. 

Por isso é que todos os elementos fabricados pensando na sua arquitetura e decoração são fabricados em materiais que possam ser facilmente higienizados, preferencialmente com água e diversos produtos químicos. Eles precisam ser mais resistentes, sobretudo a umidade, evitando a propagação de mofos.

Mas não adianta saber escolher as peças certas e nem comprar os produtos para a sua limpeza, se o ambiente for mal projetado, dará dores de cabeça, sim. 

Por isso é que dizem que a etapa de acabamento é uma das mais importantes em qualquer obra e reforma. A dica que nós damos é a seguinte: conheça muito bem os detalhes dos banheiros da sua casa, sabendo identificar onde passam canos, tubos e conduítes.

Sabe por que nós dissemos isso? Pois, uma das principais maneiras de decorar, como dito antes, é com revestimentos. Quando desenhamos um projeto de banheiro é muito divertido imaginar faixas de diferentes sentidos e alturas. E os materiais que mais aparecem nas propostas contemporâneas são as pastilhas. 

De fato, o efeito que dão para as decorações é incrível. Contudo, elas podem dificultar o conserto de vazamentos, se necessário.

Se for utilizar revestimentos como azulejos sobre as paredes, planeje a paginação, ou seja, o desenho que essas peças formam no ambiente pensando em futuras manutenções. 

Especialmente para banheiros, opte por soluções com o mínimo de rejunte possível, facilitando a limpeza do local. O tipo de material que tem aparecido bastante nas propostas atuais é o concreto aparente.

Então, neste caso, você possui louças, metais e revestimentos fáceis de limpar. Se precisar de fazer o fechamento do box do banheiro, opte por placas de vidro temperado ou vidro policarbonato – sem aquelas tradicionais nervuras. 

Use pedra como granito para bancadas. Armários com camada externa em vidro ou espelho. E acessórios preferencialmente em aço inox – e para saber se é mesmo inox, faça o teste utilizando imã de geladeira.

3. Elementos de decoração que ajudam na aromatização dos banheiros

Além dos revestimentos, equipamentos e acessórios básicos para a proteção e o funcionamento dos banheiros, o resto nestes ambientes são apenas complementos. 

Ainda pensando na questão da higiene, sendo muito importante nestes locais das residências, é melhor que não se tenha muito mais. Em algumas propostas, será possível ver cestas de palha com rolos de toalhas e papel.

Você precisa pensar nas alternativas que vão contribuir positivamente para o seu dia a dia e facilitar as suas tarefas domésticas. Afinal, como tornar mais prática a limpeza dos banheiros de casa? Por isso é que os arquitetos sugerem soluções como luminárias com lâmpadas cobertas e nichos embutidos em paredes. 

Como estratégia de decoração, explore, ao máximo, toda a área de bancada de pia. Para manter a ordem no local, pode-se usar uma bandeja para agrupar saboneteira, frascos de perfume e mais. 

É sempre interessante ter junto deste kit algumas amostras de sabonete em barra e também algumas velas difusores aromáticos. E arranjos de flores podem ajudar a espalhar um cheirinho gostoso por todo o ambiente. 

São sugestões de flores vivas para se ter no banheiro: lírio-da-paz, violeta, rosa do deserto e kalanchoe.

Tudo pronto para decorar seu banheiro? Então, use todo seu bom gosto e mãos à obra!

Essas dicas de decoração para banheiros pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse