Dicas

Eletrodomésticos para a cozinha: Escolha corretamente e use bem

Pense bem. Qual é o ambiente da sua residência que mais concentra eletrodomésticos? Se a resposta não for a cozinha, você pode ser uma exceção, pois é onde desempenhamos as funções que mais exigem o uso deles, sendo esta a razão pela qual esse espaço tem tantos equipamentos.

Isso acontece porque os eletrodomésticos trazem praticidade para o dia a dia e agilidade para as rotinas comuns da casa. Sendo a cozinha um lugar de intenso uso e atividade, é natural que ela exija mais equipamentos. Além disso, como cada cozinha e cada família têm preferências únicas, é normal que exista uma infinidade de tipos de eletrodomésticos.

Mas não dá pra sair comprando sem planejar e refletir. Nem montando a sua cozinha sem prestar atenção no espaço que você tem disponível. Por isso, reunimos uma série de dicas que vão te ajudar a pensar sobre os eletrodomésticos da cozinha.

Os mais importantes: Fogão e geladeira

Os eletrodomésticos mais comuns na cozinha – e mais necessários – são o fogão e geladeira. A verdade é que eles são equipamentos fundamentais, já que envolvem o armazenamento e a preparação dos alimentos.

Eles também são os que mais exigem planejamento quanto à estrutura e preparação do ambiente. Muitos apartamentos já são planejados com espaços pré-definidos para ambos, sobretudo para aqueles com gás encanado. Já também fogões elétricos, de bancada, que precisam de planejamento e geladeiras com entrada de água para a produção de gelo.

A dica é prestar atenção no tamanho do espaço e escolher os eletrodomésticos com tamanhos adequados. Afinal, é muito desagradável quando a porta da geladeira esbarra na parede quando aberta, por exemplo.

Muito úteis: Forno e Micro-ondas

O forno elétrico ou a gás pode ser colocado sobre bancadas, móveis planejados ou embutidos. Em todos os casos é preciso pensar na altura do mesmo, que deve ser entre 90cm 97cm do chão. Esse quesito é importante pois tem a ver com segurança, já que a retirada dos alimentos do forno ocorre em altíssimas temperaturas.

O micro-ondas também pode ser colocado nos mesmos espaços definidos pelo projeto, mas deve obedecer outra lógica de altura. O ideal é que seja colocado na altura dos olhos para que se veja o seu interior.

Em ambos os casos, é muito importante pensar nas tomadas. Elas devem ser próximas aos eletrodomésticos para que os cabos de alimentação dos mesmos não fiquem visíveis.

É bom ter: Coifa

A coifa é muito importante para manter o ar do ambiente limpo e livre de odores. Ela suga a fumaça, o cheiro e até a gordura que certos alimentos soltam durante o preparo. O resultado é um espaço mais arejado e limpo por mais tempo.

Não é só comprar a Coifa. No caso deste eletrodoméstico, é preciso ter uma instalação previa com energia e tubulação específica que permita direcionar a fumaça para o lado de fora da casa ou do apartamento.

O sonho de consumo: Lava-louça

Ela ainda está começando a se popularizar no Brasil, mas já faz parte do sonho de consumo de todo mundo que monta uma cozinha. A lava-louças faz o serviço mais chato da cozinha, que é higienizar panelas, pratos, copos e talheres. O melhor de tudo é que ela faz isso com eficácia, usando a quantidade correta de água e detergente.

É preciso ficar atento ao tamanho da lava-louças e projetar a preparação. É como uma máquina de lavar roupas. Precisa de entrada e saída de água, além de energia elétrica.

Quem tem, recomenda.

Eletrodomésticos de bancada: pequenos, úteis, versáteis.

Cada vez mais tecnológicos, os eletrodomésticos pequenos ajudam muito no dia a dia. A queridinha do momento, a fritadeira sem óleo, que permite a preparação de alimentos com mais sabor e saúde.

A panela elétrica também está mudando a vida de quem cozinha por facilitar a preparação do arroz, mantendo-o aquecido e soltinho.

Lembra-se da sanduicheira? Hoje existe uma grande variação de eletrodomésticos que usam a mesma tecnologia com ainda mais potência – os Grills. Com eles é possível fazer de churrasco à pizza sem óleo e sem fumaça.

Cada vez mais, eletrodomésticos ganham mais funções em um só equipamento. É o caso dos liquidificadores e processadores de alimentos. Eles sempre usaram a mesma tecnologia, mas o primeiro era específico para líquidos enquanto o segundo, para sólidos. Agora, com uma simples mudança de recipiente, você tem dois em um.

Impossível falar sobre estes eletrodomésticos sem citar as cafeteiras. Café coado, expresso e em cápsulas, existem muitos modelos práticos que permitem ter uma experiência digna de cafeteria em casa.

Temos duas dicas sobre estes eletrodomésticos:

1 – Compre o que você usa.

Nada pior para uma cozinha do que um monte de coisas paradas, que nunca são usadas e que custaram dinheiro. Pense bem na sua rotina, nos seus hábitos e nas preferências de quem habita antes de sair comprando tudo isso.

2 – Mantenha a limpeza em dia:

Preste atenção à forma de limpar cada eletrodoméstico. Mantenha-os sempre higienizados limpando logo após o uso e antes de guardar. Isso mantém a saúde de quem utiliza e a durabilidade do eletrodoméstico.

Existem muitos outros eletrodomésticos disponíveis no mercado e que transformam a sua experiência na cozinha, agilizando e facilitando tudo. Mas é preciso planejar e pensar bem antes de comprar.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse