Dicas

Cozinha completa: o que é preciso ter neste ambiente de casa

Cozinha completa tem pia, geladeira e fogão; mas ela também pode ter muitos outros utensílios e uma linda mesa para servir o café da manhã.

Cozinha planejada e completa: monte a sua e reúna a família! 

Entramos e saímos da cozinha de casa várias vezes ao longo do dia. Em parte, fazemos isso por necessidade, mas em parte também por uma questão de prazer. É que é muito gostoso poder se reunir com a família nesse ambiente para cozinhar e desfrutar de uma boa refeição. Uma cozinha planejada deve oferecer todo o suporte necessário para que possamos desenvolver, no local, estas tarefas. Continue lendo para saber mais.

O que não pode faltar numa cozinha completa?

Vamos falar sobre o que é uma cozinha completa. Pois bem, para começar, este é o tipo de cozinha que apresenta todos os equipamentos básicos. Três, certamente, não podem faltar – que seria pia, geladeira e fogão.  

Fora isso, muitos outros elementos, como móveis e acessórios, devem constar na sua lista de objetos para ambientação. Só que tudo isto deve variar, de acordo com o gosto e as preferências dos moradores de cada imóvel.

Ter coifa ou depurador de ar na cozinha já não é mais uma questão de escolha, mas de necessidade, para a renovação constante do ar no ambiente. 

Aquelas pessoas que possuem o hábito de cozinhar em casa, vão precisar de muitos armários para guardar panelas, alimentos e mais. E tem quem não abra mão de ter um espaço para servir as refeições dentro da própria cozinha, mesmo que esta esteja integrada com outro cômodo.

Então, pode-se dizer que uma cozinha completa também deve ter, em seu grupo de móveis, uma mesa ou bancada de refeições. Ter ou não coisas assim dentro da cozinha deve alterar completamente o layout previsto no projeto de arquitetura de interiores. No tópico a seguir, descubra mais modelos diferentes de layout para cozinha.

Quais as diferentes opções de layout para arquitetura de cozinha?

De acordo com as medidas de área livre em planta, o desenho das paredes, além da abertura e localização de vãos, podemos ter uma organização diferente da cozinha de casa. 

Outra coisa que terá bastante impacto sobre o layout deste cômodo serão os pontos de água, luz, gás e esgoto. Fora isso, o número de armários que se pensa necessários para o local. Todas essas coisas devem influenciar no design e na decoração do cômodo.

É preciso estudar tudo isso para saber como otimizar melhor a área da casa disponível para cozinha. A mesma poderá ter um formato, por exemplo, em fita, ou seja, organizada em uma única parede em duas paredes, frente-a-frente. 

Se houver a possibilidade, outra opção é o formato de cozinha em ‘L’. E quando a cozinha é integrada à sala, pode receber, na divisa, um balcão extra de refeições.

Já cozinhas ainda mais amplas podem ter, no centro, uma mesa de refeições ou um balcão ilha – apresentando várias funcionalidades. 

Este modelo de cozinha muitas vezes é chamado de cozinha gourmet – dita como a cozinha mais completa. Mas até cozinhas pequenas também podem ter uma área reservada para refeições – como uma pequena mesa dobrável, por exemplo. Observe soluções criativas nos exemplos deste texto.

Como servir adequadamente uma refeição na cozinha?

Já sabemos, portanto, que uma cozinha completa pode ter em seu layout uma área para servir refeições. Mas não podemos comparar esta com a área de refeições da sala de jantar. 

Deixemos para servir nela apenas aquelas refeições mais rápidas, como lanches e café da manhã. Certamente, o cenário da cozinha combina com momentos descontraídos e em família. Formalidade, então, não combina com este tipo de local.

Crie um cenário convidativo para a sua família. Utilize, sobre a mesa da cozinha, apenas objetos que sejam coloridos, com detalhes especiais, que remetam à uma alimentação saudável e prazerosa. 

Use combinações de cores que instiguem, nas pessoas, alegria, descontração e fome. Por exemplo, amarelo e laranja ou verde e vermelho. Combina muito bem com essa situação, jogo americano, louças estampadas, e xícaras de vários formatos.

Para dar um charme a mais na sua cozinha, invista em ornamentos artesanais. Para a mesa de refeições, toalha bordada e guardanapos de pano bordados, além de um centro de mesa feito de cestinha de palha ou crochê e flores colhidas no jardim. 

Outra ideia é utilizar os próprios alimentos servidos como centro de mesa. Observe exemplos nas imagens deste texto e inspire-se.

Essas dicas de decoração para uma cozinha completa foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse