Dicas

Encontre a melhor porta de madeira para quarto

A porta de madeira é ideal para garantir privacidade, segurança e resistência no quarto. Conheça aqui os melhores modelos e escolha seu favorito!

Modelos de porta de madeira para quarto: Encontre a porta certa para seu projeto  

A privacidade do quarto é essencial para que possamos recarregar as energias e guardar nossos pertences. Mas, para isso acontecer, é importante saber escolher entre os melhores modelos de porta de madeira

Por ser utilizada em ambientes internos, não é preciso comprar uma porta de madeira maciça, você pode optar por uma de madeira semi-sólida – também conhecida como porta prancheta – que vai proporcionar privacidade e segurança na medida certa.

Além disso, invista nos modelos de porta que oferecem acessibilidade e resistência, porque é um elemento que precisa durar anos em perfeitas condições no seu projeto. Quer saber como escolher a melhor porta para quarto? Continue lendo nossas dicas. 

Defina as medidas de porta para quarto 

Geralmente as portas comercializadas para áreas internas têm o tamanho padrão de 2,10 metros de altura por 80 centímetros de largura. Mas também é possível encontrar modelos menores com 70 e 72 cm de largura. 

Portas mais largas, com 90 e 92 cm, são indicadas para casas adaptadas para portadores de necessidades especiais. 

Antes de comprar qualquer modelo de porta para quarto, verifique as medidas do ambiente. Caso seja necessário, contrate um arquiteto para aumentar ou diminuir o tamanho da porta e ter uma abertura adequada para sua rotina. 

Também considere que, quanto maior a porta, mais caro será o projeto.  Caso queira economizar, invista nas portas de tamanho padrão.

Tipos de porta para quarto 

Com as medidas em mãos, podemos ir para o segundo passo: escolher o modelo da porta para quarto. 

Além da tradicional porta de abrir, podemos destacar os modelos de porta de correr e porta camarão. Ambos são práticos e excelentes opções para ganhar espaço em quartos pequenos. 

Confira as opções abaixo para conhecer um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo:

Porta de correr 

Quem tem quartos pequenos precisa pensar em soluções para otimizar o espaço na decoração. Uma forma de conseguir isso é por meio da porta de correr. 

Ao contrário da porta de abrir tradicional, a porta de correr é aberta de lado, de modo que você ganha mais espaço para incluir outros móveis no quarto, como uma cômoda ou uma sapateira pequena. 

Existem duas formas de instalar a porta de correr no quarto: com roldanas à mostra ou com os trilhos embutidos na parede.

A primeira opção é mais simples e econômica, pois tudo que você precisa fazer é instalar os trilhos no teto para que a porta possa abrir e fechar completamente no quarto. 

Para fazer uma porta embutida, é necessário quebrar uma parte da parede para instalar os trilhos escondidos dentro dela. Depois o acabamento é feito com uma parede de drywall. O projeto fica clean e moderno. 

Porta camarão 

Outro modelo econômico que ajuda a otimizar espaço é o de porta camarão. 

Para quem ainda não conhece, a porta camarão tem um sistema de abertura onde uma folha se dobra sobre a outra. Isso faz com que a porta ocupe quase metade do vão e aumenta a área da entrada no quarto. 

Geralmente a porta camarão para quarto é feita toda de madeira, mas você também encontrará opções com vidro ou detalhes em ferro – não são as mais indicadas para o quarto, porque tiram a privacidade do ambiente. 

Porta de abrir 

Por fim, temos o tradicional modelo de porta de abrir. É um dos mais baratos e versáteis, além de ser comercializado em diferentes cores e com detalhes únicos. 

Também é possível aproveitar o espaço atrás da porta de abrir. Você pode instalar uma sapateira na porta, incluir prateleiras para livros (daquelas bem fininhas, sabe?) ou até mesmo usar ganchos para pendurar lenços e casacos. 

Compre a porta de abrir nas medidas certas para o seu quarto e aproveite para decorá-la com enfeites lindos, combinando com a decoração do ambiente. Garanto que com esses detalhes seu quarto será muito mais bonito.

Dicas para decorar a porta de madeira para quarto 

A porta de madeira também pode fazer parte da sua decoração. A maneira mais simples de fazer isso é por meio da pintura, como a mesma cor que a parede ou de uma tonalidade diferente.

Além disso, a tendência de pintura setorizada é excelente para decorar a porta de madeira. Você pode fazer pinturas geométricas ou pintar apenas metade da porta. Assim fica um projeto super harmonioso. 

Outra forma de decorar a porta do quarto é por meio de adesivos. Essa ideia é excelente para quartos infantis, que costumam usar temáticas na decoração. Inclusive, é a opção ideal para quem precisa economizar e quer praticidade para decorar o quarto. 

As flores também são muito bem vindas na decoração. Experimente fazer uma guirlanda com flores artificiais para deixar a entrada do quarto super charmosa. 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse