Dicas

Como organizar o quarto, do armário de cabeceira ao guarda-roupa

Neste texto vamos lhe ensinar 4 truques bem simples e rápidos para deixar o seu quarto com uma aparência de melhor organizado. Confira.

Organização de quarto: do armário de cabeceira ao guarda-roupa!

Como você se sente em uma casa totalmente organizada? Não parece que as energias fluem melhor? Que os ambientes são mais espaçosos e arejados? Que todo o imóvel está mais saudável? 

Vamos começar pelo quarto. Não é melhor manter todas as superfícies deste ambiente – do armário de cabeceira ao piso – livres de bagunça? Mas como fazer isso? Bem, é exatamente o que veremos neste texto.

#1 Maquiagem e acessórios

Às vezes, a bagunça da nossa residência começa com os menores objetos. É fácil nós deixar-nos espalhados pela casa, mas é difícil guardarmos estes itens nos lugares certos sem que haja disciplina. O que pode ajudar é prever, de antemão, um local adequado, bem na medida certa, para cada coisa.

Atenção. Itens que devem ser altamente estudados em propostas de decoração de quarto são aqueles voltados à beleza. Eles são pequenos e podem ficar espalhados sobre as bancadas, fazendo o ambiente parecer desorganizado. Outro problema é que, deste modo, eles podem se perder ou serem difíceis de achar quando necessário, atrapalhando a rotina.

A solução para isto seria os organizadores. Maquiagens deixadas sobre uma penteadeira, por exemplo, podem ser separadas em displays especiais de acrílico. Já as bijuterias podem ficar melhor protegidas dentro de gavetas. E estas gavetas podem ter divisões internas de muitos tipos, próprias para receber peças com designs diferentes. Esta é uma boa solução especialmente para closets – veja em uma das imagens à seguir.

#2 Brinquedos e sapatos

Outros itens menores causadores de bagunça são os sapatos – especialmente em quartos de adultos – e os brinquedos – em quartos infantis. Podemos também prever um local especial para estas coisas. 

No caso dos sapatos, a alternativa é utilizar as sapateiras. Existem vários modelos prontos nas lojas – em forma de armário, gaveteiro e mais. E você pode criar um móvel especial para o seu quarto como nichos feitos de caixas de feira.

Brinquedos já são objetos que não precisam ficar completamente escondidos no quarto. É até bom que eles fiquem ao alcance das crianças. Além disso, podem servir de ornamento. 

Neste caso, para garantir a ordem, é interessante investir em armários com nichos abertos, para expor os brinquedos. Também em prateleiras, cestos e caixas organizadoras – sobretudo coloridos e com estampas lúdicas.

#3 Caixas e porta-trecos

Caixas organizadoras também são ótimas para ajudar na organização de dentro dos armários. Sim, mesmo que as peças de roupas estejam escondidas dos olhos, não quer dizer que não serão lembradas. 

Você entrará no quarto, saberá que elas estão fora de lugar e sentirá, de algum modo, as energias ruins no quarto. Mas estas caixas podem ser a solução para separar, guardar e proteger chapéus, lenços e muitos mais elementos.

Caixinhas menores e porta-trecos são uma boa solução para organizar zonas de escrivaninhas. Eles podem ajudar a separar diversos materiais como lápis e canetinhas. E não devemos deixar de citar, nesta lista, os suportes para livros. 

Sim, pois livros caídos ou empilhados sobre as prateleiras de qualquer jeito também podem deixar o quarto com visual desorganizado. Lembre-se sempre disso.

#4 Armários e gavetas

Vamos voltar à questão dos armários do quarto. Móveis em cores neutras e claras já devem deixar o visual do ambiente mais clean. Quanto menos objetos perdidos sobre armário de cabeceira, cômoda e outras áreas, menos desorganizado parecerá o ambiente.”Menos é mais”, como diria os arquitetos e designers modernos.

Na parte interna do roupeiro, é preciso deixar as peças de roupas bem dobradas ou penduradas adequadamente. E dentro do gaveteiro, pode-se ter alguns organizadores para separar as peças menores – por exemplo, peças íntimas, como cuecas e meias. 

Já as peças maiores, penduradas em cabideiros, podem contar com cabides de cores diferentes – até mesmo com etiquetas – para diferenciar aqueles conjuntos de estilos diferentes.

Ainda acha que, com tudo isso, o seu quarto está desorganizado? 

Pois bem, faça uma boa limpeza neste cômodo. Arrume a cama. Reorganize os objetos de decoração. E reposicione todas as coisas no layout da forma mais simétrica possível. Isto tudo deve ajudar a mudar o visual do seu quarto e renovar as energias!Essas dicas para organização de quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse