Dicas

Sol nascente ou poente no apartamento?

Tomar a decisão de comprar um imóvel é um passo bem pensado e calculado, afinal de contas é um investimento importante na sua vida. São várias as questões que devem ser refletidas com cautela, como localização, seu status financeiro, condições de pagamento e entrega das chaves. Mas não é só isso. Você já pensou na posição do sol na hora de comprar o apê?

É necessário saber de que lado se encontra o sol em relação ao prédio, em qual cômodo ele é mais frequente e se vai custar mais caro sua escolha sobre a incidência solar. Saber qual é o melhor horário da entrada do sol no seu apartamento é primordial, e a CMO te explica como lidar com essa questão de maneira fácil.

Sol no apartamento pode te custar mais?

Sim, em vários aspectos. O valor do imóvel pode ser mais caro em até 10% a mais do valor comum. Isso acontece porque o sol elimina alguns problemas naturais, como mofo, fungos e umidade. Além de que, dependendo do horário da entrada do sol, uma vista do seu apartamento do pôr ou nascer do sol também pode afetar no valor.

A entrada dos raios solares pode te custar a mais não só no valor do imóvel, mas em alguns cuidados dentro do apartamento. Alguns móveis e os eletrodomésticos não podem receber luz solar direta, pois podem estragar facilmente. Para evitar isso, são necessárias cortinas blackout ou insulfilm nos vidros, que além de protegerem seus móveis, diminuem o calor no cômodo e você tem controle da quantidade de luz natural que entra no seu apartamento.

Luz solar é melhor em qual horário?

Primeiramente, para você saber qual é o horário que bate sol no seu apartamento, faça visitas ao longo do dia. É aconselhável no início da manhã e no fim da tarde, pois são os horários mais prováveis que terão maior circulação dos moradores.

Sol da manhã

O sol do início da manhã é mais fresco, menos quente e não é prejudicial à saúde, pelo contrário, faz bem seu corpo receber os primeiros raios solares do dia. Logo, o sol da manhã entrar em cômodos mais frequentados, como os quartos e a sala, irá arejar o ar e eliminar fungos e ácaros.

Há quem goste da incidência solar no banheiro, apesar da janela ser geralmente pequena. Como é um local que está sempre úmido, os raios solares automaticamente irão evitar o aparecimento de mofos. Além de te conceder um conforto térmico, a luz irá te ajudar a acordar nesse início da manhã.

Se existe uma possibilidade de bater sol na cozinha, esse é o melhor horário. É um cômodo onde há bastante eletrodomésticos e eles definitivamente não podem pegar sol. Mas como o sol da manhã é menos quente, não terá problema se refletir alguma luz na sua geladeira ou micro-ondas, por exemplo.

Sol da tarde

Com a chegada do fim do dia o sol vai esfriando e seu apartamento pode ter uma bela vista interna. A chamada hora dourada, que acontece antes do pôr do sol, irá te inspirar na decoração.

Os ambientes mais aconselháveis para a entrada do sol no período da tarde são a varanda e área de serviço. A área de serviço é outro local bastante úmido e a presença do sol elimina quaisquer aparições de mofo e fungos. Deve se tomar cuidado na posição dos seus eletrodomésticos, que também não devem receber luz solar. Além de que é o lugar provável para secagem natural de roupas, ou seja, uma luz do sol mais forte nesse ambiente irá te agradar nesse ponto.

A varanda é um local preferido das pessoas para apreciar a beleza do pôr do sol, seja vindo entre a natureza ou entre outros prédios. Local de lazer e descanso, o pôr do sol na varanda propicia momentos agradáveis com a família e amigos, além de ser a cena perfeita para relaxar após um dia pesado no trabalho. É um local provável de posicionamento de plantas (que algumas precisam receber luz direta e corrente de ar), rede para descanso, mesa bistrô, churrasqueira, entre outros itens de lazer.

A escolha é sua

Viu só como o sol é um fator importante na hora de comprar o apartamento? É claro que, vai do gosto de cada um a entrada ou não de raios solares no imóvel. Não é algo que devemos ignorar, pois são muitas questões a serem refletidas. E por ser um investimento de alto custo e simplesmente pelo fato de ser seu novo lar, lugar de paz e aconchego, é necessário sim observar o posicionamento do sol.

Para saber mais conte sempre com a CMO. Na hora de construir nós pensamos sempre no melhor para você e podemos te orientar nas visitas do seu futuro apartamento para não ter surpresas no dia da mudança. Nascente ou poente, o mais importante é garantir seu lugar ao sol. Quem escolhe a CMO, escolhe mais aconchego e bem-estar.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse