Dia Mundial da Arquitetura: Você conhece o Programa de Olho No Verde? | CMO com Você

Julho é um mês especial não só para quem estava ansioso pelas férias, mas também para todos os arquitetos que atuam no Brasil e no mundo. Sabe porquê? O Dia Mundial da Arquitetura é celebrado no dia 1º de julho e essa data foi definida pela União Internacional dos Arquitetos em 1996 que, até então, comemoravam a ocasião na primeira segunda-feira de outubro.

Esse dia é importante para que as pessoas entendam a importância da arquitetura em nossa vida e o que ela faz para que possamos viver sempre melhor. Afinal, ela está presente em tudo que nos rodeia, em nossa casa, nas ruas que usamos para chegar ao trabalho, em cada canto da cidade e além dela.

Com a filosofia de transformar o espaço em algo funcional com o mínimo de impacto, a CMO Construtora assume o compromisso de projetar e edificar seus empreendimentos, cuidando para que você tenha conforto até nos mínimos detalhes.

Isso faz parte do programa de responsabilidade socioambiental da CMO, o Programa de Olho no Verde.  É por isso que hoje você vai conhecer um pouco mais sobre essas práticas e entender a diferença que elas fazem no seu dia a dia  e da sua família. Confira.

CONTRIBUIÇÃO URBANA

Além de gerar bem estar para os moradores, as obras da CMO Construtora tem como prioridade a contribuição urbana, ou seja, os empreendimentos trazem novos benefícios à cidade através de uma série de intervenções, como:

  • Cobertura verde: retarda a água de chuva, reduz o nível de poeira do ar, reduz ilhas de calor e, consequentemente, o consumo de energia do ar condicionado do ar;
  • Árvores que produzem sombra: reduzem ilhas de calor, oferecem maior conforto para a vizinhança, diminuem a necessidade de consumo de ar-condicionado;
  • Paisagismo produtivo: paisagismo que oferece alimentos (frutos, herbário e pomar), sombra e umidificação do ar.

 

                                                      

Pomar com espécies frutíferas e nativas do cerrado, no Residencial Portal dos Mares.

QUALIDADE DO AMBIENTE

As medidas do programa socioambiental da CMO vão desde escolha dos materiais utilizados na construção, até as de tecnologias sustentáveis aplicadas que serão utilizados pelos moradores. Por exemplo:

  • Acessibilidade: planta personalizada desenvolvido para PNE em algumas unidades, além de uma área comum totalmente preparada;
  • Baixa toxicidade: uso de pinturas, revestimentos, adesivos e selantes com baixo índice de compostos tóxicos;
  • Design universal: as tomadas são instaladas a 46 cm do piso, para você não precisar se abaixar ou curvar-se muito para ligar equipamentos e interruptores.

 

Tomadas USB instaladas em pontos estratégicos, no Residencial Brava Bueno.

O Programa De Olho No Verde possui mais de 50 práticas sustentáveis para que os moradores também possam contribuir para a sustentabilidade ambiental, que é tão importante para a arquitetura atualmente.

 

Fonte: Educa Mais Brasil | CAU Br

 


 

 

 

Comentários do Facebook

Compartilhar: