Rack com painel: como usar este conjunto dentro de casa | CMO com Você

Rack com painel: saiba como usar este conjunto para televisão

A invenção da energia elétrica revolucionou por completo a arquitetura e o design de interiores. Esta tecnologia representa apenas uma das muitas facilidades que os tempos modernos trouxeram. 

Com isto, as residências das pessoas foram invadidas pelos mais diversos aparelhos, incluindo os televisores. E, por consequência, foi necessária a criação de novos grupos de móveis para casa, como rack com painel.

Zark Studio Lab – Serviços Ltd Zark

O novo design de interiores e as decorações de sala de TV

Antigamente, as salas das residências eram somente para ‘estar’ – pensadas só para o descanso, o relaxamento e bons momentos de conversa em família. E nestes ambientes o ponto focal principal era, quase sempre, um quadro, um sofá ou uma lareira. 

Agora, na contemporaneidade, tudo isto mudou. O gosto por filmes, games e programas de televisão fez os planejamentos de interiores ficarem bem diferentes.

Marília Veiga                                                            Rodrigo Maia 

Hoje em dia, as salas das residências são, na verdade, verdadeiros Home Theaters. Seu ponto focal principal é o conjunto de rack com painel. Trata-se de um setor divertido dentro de casa, mas com um novo propósito. Sua função é servir de espaço para a família se reunir para assistir televisão. E o que mais importa no local é o conforto. Tudo é pensado para que as pessoas possam enxergar bem a tela sem quaisquer incômodos.

De fato, as TVs, e todos os seus suportes voltados ao entretenimento, parecem que ainda serão o centro das atenções de muitas propostas de interiores. 

Outros itens, antes tão relevantes para a arquitetura e o design, parecem ter ficado em segundo plano. Mas, por certo, as tecnologias podem estar guardando ainda outras surpresas para o futuro. Bem, ninguém sabe dizer. Por hora, vamos falar dos racks e painéis.

Maria Fernanda Gama Ribeiro

Shiroma e Montemór Colab Decor                                                            Actual Design

Os novos suportes para aparelhos de televisão

Há anos atrás, as caixas dos televisores eram grandes e pesadas. Agora a maioria dos aparelhos vendidos no mercado é mais leve, permitindo também que sejam maiores. 

Contudo, eles não devem ficar no chão. O ideal é que possam ficar sobre suportes ou presos a estruturas, deixando suas telas a um nível mais adequado a visão das pessoas – entre 1,2 m e 1,4 m do piso.

Pensando nesta invasão de TVs em salas de residências, os fabricantes passaram a desenhar novos designs de móveis. O processo começou com o lançamento de vários modelos de estantes. E depois passou para o rack e painel para TV – que são peças que podem ser vendidas tanto juntas quanto separadas e servirem não só para salas, mas para quartos, varandas e mais, dependendo da situação.

Arq. Bruna Cruz

Então, se a pessoa tiver um modelo de televisão de poucas polegadas, pode colocar o aparelho sobre um rack comum. 

Agora, se a tela for de maiores dimensões é melhor que seja fixada mais ao alto mesmo. E o uso do painel se justifica pelo fato de que o peso excessivo do equipamento pode danificar a estrutura da casa, fora que seus fios teriam de ficar aparecendo – o que não ocorre se tiver a placa no local.

Saber escolher o painel para TV certo para a sua sala é bem importante. Até porque há uma chance de você eliminar o uso do rack, liberando espaço de piso para outros móveis. 

Quanto a tal placa de suporte para a televisão, esta deve ser resistente e proporcional ao tamanho da tela do aparelho – deixando ao redor uma margem de aproximadamente 25 a 30 cm. Fora que seu design precisa estar de acordo com a sala.

Sandra Sanches

MODI Arquitetura e Interiores

Os modelos de rack com painel à venda nas lojas

O conjunto rack com painel foi criado com o propósito de dar suporte para os aparelhos de televisão. Mas estes móveis não são puramente funcionais. Então, é importante avaliar sua estética também. 

Tais peças devem ser proporcionais entre si e com relação ao ambiente decorado. E elas podem ter linhas, materiais, cores e acabamentos que dialoguem com o design local.

Pode-se fazer o conjunto rack e painel todo na mesma cor ou cada peça em uma cor diferente, em tons contrastantes. Se a placa atrás da televisão for mais clara isso ajudará a destacar a tela do aparelho – como se fosse uma moldura em torno de uma pintura. 

Mas se ela for escura – talvez com fitas de LED ao redor – pode ajudar a destacar a parede de fundo.Tudo vai da sua preferência.

Moussi Arquitetura

Quase todos os racks e painéis encontrados nas lojas são vendidos em conjunto e eles são pensados para serem usados em salas de estar. Geralmente pelo menos uma das partes possui nichos para acomodar outros aparelhos de mídia – tipo caixas de som, DVD e mais.

Móveis feitos em MDF é a maior tendência de momento. A vantagem é que são mais resistentes. E podem apresentar linhas retas ou curvas, frisos, recortes, texturas, brilho, cores retas ou tamponamentos imitando padrões de madeira maciça. 

Todo detalhe no rack com painel deve ser pensado para valorizar o conjunto e, sobretudo, destacar a TV. Seu estilo deve combinar com a casa.

Ark2 Arquitetura                                              Mauren Buest

Mariana Martini

Como se pôde perceber, há muitos modelos de rack com painel à venda nas lojas. Não será muito difícil para você encontrar um conjunto que se adeque a estética de sua casa, assim como com a área livre disponível na sua sala. 

Essas dicas de como utilizar um rack com painel na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários do Facebook

Compartilhar: