É inegável que a compra do primeiro imóvel é um dos momentos mais importantes na vida de qualquer pessoa. Afinal de contas, não se trata de uma simples ambição, mas de uma decisão que influenciará o futuro do comprador em diversos aspectos, seja como morador ou investidor. Portanto, é essencial que todo o processo seja feito de forma organizada e bem planejada, evitando assim grandes dívidas e outras dores de cabeça. Para te ajudar com isso, separamos aqui cinco dicas para quem quer comprar o primeiro imóvel. Confira:
1- Avalie sua renda
O início de um bom planejamento financeiro parte de uma análise cuidadosa do seu orçamento, ou seja, a relação entre sua remuneração mensal, gastos essenciais, investimentos, reservas e gastos adicionais. Dessa forma, após a subtração entre o quanto você ganha e o quanto gasta, será possível calcular a quantia que você pode poupar mensalmente, para assim dar o primeiro passo para a compra do imóvel.
2- Crie metas realistas de economia
Ao criarmos metas exageradas na hora de economizar mensalmente, é muito comum que, ao não conseguirmos batê-las no prazo esperado, acabemos desistindo no meio do processo. Por isso, a prática mais indicada para quem deseja guardar dinheiro todo mês é de estabelecer uma meta de economia plausível e realista, levando em conta não apenas o seu orçamento mensal, mas também as particularidades do seu estilo de vida e seu histórico de organização financeira.
3- Pesquise a melhor forma de pagamento
Antes de comprar um imóvel, é necessário saber que existem diversas formas de pagamento para esse tipo de investimento, incluindo pagamento à vista, parcelamento, consórcio imobiliário e financiamento, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens específicas. Enquanto o pagamento à vista geralmente proporciona negociações para uma diminuição do valor total do imóvel, o financiamento imobiliário garante ao comprador condições flexíveis e mais tempo para pagar. Portanto, antes de tomar essa decisão tão importante, avalie sua situação atual e escolha o meio de pagamento que te proporcionará mais vantagens.
4- Mantenha-se livre de dívidas
Lembre-se que para conseguir um financiamento imobiliário, uma das escolhas mais comuns para esse tipo de investimento, é necessário estar livre de dívidas ativas. Dessa forma, antes de iniciar o planejamento da compra do apartamento, consulte o Serasa para verificar possíveis contas que ainda precisam ser pagas, de forma a evitar imprevistos futuros em decorrência dessas pendências.
5- Escolha o imóvel ideal
Antes de escolher seu primeiro apê, é essencial pensar sobre uma série de pontos em torno do seu estilo de vida. Quantas pessoas moram com você? Você pretende ter filhos? Qual a região mais vantajosa para sua rotina? Todos esses fatores influenciam diretamente em questões como a metragem, localização e valor do novo imóvel. Além disso, não deixe de avaliar os pontos positivos e negativos entre um imóvel na planta e um pronto para morar, afinal de contas, ambos trazem vantagens.
A escolha do primeiro imóvel não deve ser vista como uma simples compra, mas sim como uma das primeiras grandes vitórias na vida de qualquer pessoa. Tudo deve ser pensado com o devido cuidado, com um bom planejamento financeiro e uma análise precisa das melhores opções de imóveis e das formas de pagamento oferecidas. Portanto, não deixe de dar cada passo dessa conquista com todo o cuidado que ela merece.
Se você deseja realizar o sonho do primeiro apê, não deixe de conferir o catálogo de empreendimentos da CMO Construtora. Clique aqui e se surpreenda com nossas opções.