Dicas

Saiba como o déficit habitacional em Goiânia pode ajudar na compra do seu apê

Com 1,4 milhões de habitantes, a capital goiana tem um dos mercados imobiliários mais movimentados do país, principalmente por ser a capital que tem o metro quadrado mais baixo (aproximadamente R$ 4.300,00), veja mais aqui. As construtoras têm priorizado apartamentos menores devido a esse baixo custo do metro quadrado, resultando em imóveis mais baratos e alguns ainda acabam sendo inclusos no programa Minha Casa, Minha Vida.

Apenas 0,27% dos goianos moram nos chamados “aglomerados subnormais” (ocupação irregular em terrenos de propriedade alheia – pública ou privada -, para fins de habitação urbana), comparado a 6% da população a nível nacional. Os moradores de habitações “precárias”, na composição do déficit habitacional de Goiânia, compõem apenas 5%, comparado com 15% na média nacional. A fatia mais crítica e objetiva da medição do déficit.

Segundo artigos publicados no portal Caos Planejado, cidades que não param de crescer e que restringem a oferta à moradia, têm valores imobiliários mais descolados dos custos físicos de construção, pelo aumento do valor do terreno/localização.

E Goiânia é uma das únicas metrópoles que não possui limites de índice de aproveitamento ou de altura, pelo menos não nas suas áreas “adensáveis” (locais que ocupam boa parte da região central da cidade). Aqui na nossa capital, um edifício de 100 metros de altura, por exemplo, requer um afastamento lateral de 8,4 metros e frontal de 10 metros, enquanto em Porto Alegre estes afastamentos devem ser de 25 metros.

Por conta desse pouco afastamento, o mercado imobiliário goiano se sente mais livre para várias construções no decorrer da cidade e com metragens menores, imóveis com menos de 75m², por exemplo. Com isso os preços são automaticamente mais baixos e o nível do déficit habitacional tende a diminuir, pois cada vez mais pessoas conseguem adquirir seu próprio imóvel.

Além disso, as famílias estão cada vez menores e, automaticamente, buscam por imóveis em tamanho reduzido, principalmente se couber no bolso. Imóveis menores garantem mais comodidade para o dia a dia, tanto em detalhes simples, como uma limpeza, quanto em detalhes mais significativos, que é o valor de compra, venda e até aluguel.

Conforme falamos aqui , hoje em dia, os apartamentos menores costumam ser mais atrativos e práticos. Primeiro pela praticidade, mobilidade e conforto. Segundo e não menos importante: melhor custo benefício.

A CMO é uma das construtoras que ajuda a acabar com o déficit habitacional de Goiânia. Encontre apartamentos com menores metragens e claro, precinho que cabe no seu bolso. Escolha a melhor opção para você e vem logo fechar negócio.


Comentários do Facebook

Outros posts do seu interesse